Com cada vez mais consumidores a optar por veículos elétricos, a infraestrutura de carregamento continua a ser um dos problemas por resolver. Dotar os países de nova oferta neste sentido é o desafio, mas os parques de carregamento implicam alterações que levam tempo.
Agora, a Siemens estará a testar nos Estados Unidos uma nova infraestrutura que poderá mudar este paradigma. Isto porque, ao contrário dos sistemas de carregamento habituais, toda a estrutura agora anunciada se encontra fora do solo.
Esta solução, que se assemelha a um posto de abastecimento moderno, foi desenvolvida no final de 2021 e foi instalada em apenas três dias no centro de pesquisa e desenvolvimento da Siemens para produtos elétricos e soluções de eMobility em Peachtree Corners, Geórgia.
A VersiCharge XL (padrão UL) foi desenvolvido e co-patenteado com a Nexii, uma empresa de tecnologia de construção verde, sendo que a Siemens afirma que é o primeiro sistema de carregamento do setor a ter todos os componentes de infraestrutura elétrica necessária numa estrutura acima do solo, fechada e de baixo carbono.
“O crescimento maciço da mobilidade elétrica requer uma expansão fácil e rápida de uma infraestrutura de carregamento confiável e sustentável. Esse conceito específico mostra como a Siemens e os seus parceiros estão a trabalhar ideias novas e inovadoras para ajudar a apoiar esse crescimento no mercado dos Estados Unidos”, disse Markus Mildner, CEO de eMobility da Siemens Smart Infrastructure.