Energias Renováveis

EDP investe em hidrogénio verde em Portugal

EDP investe em hidrogénio verde em Portugal iStock

A EDP anunciou um investimento de 15,5 milhões de euros numa estação de produção de hidrogénio verde no Carregado, concelho de Alenquer.

A estação de produção de hidrogénio verde conta ter capacidade de eletrólise de cinco megawatts, segundo fonte oficial da companhia, citada pela Lusa.

Segundo a empresa de energia, 95% da produção será injetada na rede de transporte de gás natural, sendo os restantes 5% utilizados para abastecer um posto de distribuição de hidrogénio para veículos pesados.

A EDP adianta que o investimento “sofreu um ajustamento dos prazos inicialmente previstos devido ao atraso de cerca de um ano na decisão de alocação dos fundos Plano de Recuperação e Resiliência”.

No mesmo sentido, “o lançamento do leilão de injeção, passo essencial para o financiamento e decisão de execução do projeto, está atrasado”, estando atualmente o projeto em processo de avaliação.

Já em 2020, a EDP, o Município de Alenquer, uma marca de veículos pesados e uma empresa de logística avançaram com uma parceria que visava “avaliar e testar o uso do hidrogénio como vetor energético no setor de transportes e logística” com o intuito de promover “o papel do hidrogénio na descarbonização da economia”, refere a Lusa.

O projeto está definido para atuar em três fases: análise da viabilidade, fase experimental e fase comercial, tendo em consideração que, para se tornar viável no âmbito comercial, precisa de financiamento.

O acordo estimava um prazo de dois anos para produzir efeitos.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever