Descarbonização

Fundão integra programa europeu de combate às alterações climáticas

Fundão integra programa europeu de combate às alterações climáticas iStock

O Município do Fundão vai integrar um projeto-piloto europeu, intitulado “Building green bridges”, que visa a criação de estratégias locais para combater as alterações climáticas.

O projeto realiza-se em colaboração com a cidade de Sulttanbeyli, na Turquia, e a Fundação Turca de Estudos Económicos e Sociais.

O programa tem o apoio da União Europeia (UE) através da ação “Town Twinning between Turkey and the EU”, esta que tem como intuito “estabelecer relações eficazes e duradouras entre as autoridades locais na Turquia e a União Europeia para proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas”, lê-se na comunicação no site do município.

Neste sentido, para serem alcançados os objetivos propostos, os parceiros turcos e europeus “partilham as suas experiências e identificam soluções viáveis para abordar questões ambientais e de mudanças climáticas a nível local”.

O projeto incentiva há existência de um diálogo entre os governos locais e a sociedade sobre as questões relativas às alterações climáticas e ao desenvolvimento sustentável. De acordo com o comunicado, estão previstas visitas mútuas às duas cidades durante 2024.

Além disso, o programa prevê ainda que crianças e jovens participem ativamente no processo, de forma a incentivar ao pensamento crítico, à conscientização sobre as mudanças climáticas e aumentar a motivação para a ação.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever