Descarbonização

Bruxelas distingue Lisboa e Guimarães por compromisso com neutralidade climática

Bruxelas distingue Lisboa e Guimarães por compromisso com neutralidade climática Câmara Municipal de Guimarães

Lisboa e Guimarães receberam hoje, dia 21 de março, pelas mãos da Comissão Europeia (CE), o Selo da Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras da União Europeia (UE) devido aos esforços de ambas as cidades em alcançar a neutralidade climática até 2030.

O reconhecimento, inscrito nos Contratos Climáticos submetidos pelas duas cidades portuguesas, foi atribuído, no total, a 23 cidades e visa também facilitar o acesso ao financiamento público e privado para alcançar o objetivo climático proposto, de acordo com o comunicado da CE.

As cidades que receberam o rótulo são: Ioannina, Kalamata, Kozani, Salónica (Grécia); Heidelberg (Alemanha); Lovaina (Bélgica); Espoo, Lahti, Lappeenranta, Tampere, Turku (Finlândia); Barcelona, Sevilha (Espanha); Pecs (Hungria); Malmö (Suécia); Guimarães, Lisboa (Portugal); Florença, Parma (Itália); Marselha, Lyon (França); Limassol (Chipre) e Izmir (Turquia).

A distinção foi atribuída por Iliana Ivanova, Comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, durante a cerimónia inserida nos European Research & Innovation Days, que decorreu em Bruxelas.

“O selo é um reconhecimento do trabalho árduo e do empenho em criar cidades com um impacto neutro no clima, assim como melhores locais para se viver. Aguardo com expectativa os projetos concretos que desenvolvemos à medida que avançamos no sentido de uma Europa mais competitiva, ecológica e justa”, salientou a Comissária.

“Ver este reconhecimento de que estamos no caminho certo, e ser-nos atribuído um selo da Missão, só nos pode motivar ainda mais para alcançar o objetivo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, citado no site da autarquia.

“Para Guimarães, é um enorme orgulho receber esta distinção, que reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município, em colaboração com os cidadãos e as diversas entidades, na promoção de projetos, iniciativas e comportamentos sustentáveis que envolvam e sensibilizem toda a comunidade em prol da neutralidade climática, assim como a estratégia de Guimarães para atingir tão ambicioso desiderato”, afirmou Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, citada no comunicado de imprensa da autarquia.

No total de 100 cidades que integram o projeto Missão Cidades, Lisboa, Porto e Guimarães são os três centros portugueses a assumir este compromisso europeu ambiental.

De acordo com a entidade europeia, o Selo “é um reconhecimento do sucesso do desenvolvimento dos Contratos de Cidades Climáticas, que criam a visão global das cidades para a neutralidade climática, contendo um plano de ação, bem como uma estratégia de investimento”.

As primeiras dez cidades reconhecidas no âmbito deste projeto obtiveram distinção em outubro de 2023.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever