A cadeia espanhola de supermercados Mercadona vai investir cerca de 60 milhões de euros em energia fotovoltaica, em 2023, com a instalação de painéis solares nos telhados das suas lojas.
Este investimento vai permitir reduzir as emissões por consumo de eletricidade, reforçando o compromisso da marca com a energia renovável. Cada loja da insígnia com esta implantação permite poupar cerca de 20% do seu consumo anual de energia, em comparação com uma loja sem painéis, e reduz em cerca de 30% as toneladas de CO2 emitidas por supermercado: “O objetivo da Mercadona é continuar a dizer “Sim” a cuidar do Planeta e aumentar a sua produção de eletricidade renovável”, refere a marca.
Poupar o equivalente ao consumo de 125 lojas
O compromisso de obter energia de um modo sustentável começou no final de 2020 em algumas das lojas da rede. Em 2021, a empresa reforçou o seu compromisso de autoconsumo fotovoltaico e em 2022 investiu 14 milhões de euros na instalação de novos painéis solares, evitando assim a emissão de mais de 3.000 toneladas de CO2 num ano.
Atualmente, a cadeia de supermercados recorre a esta fonte de energia renovável em 114 lojas, 9 blocos logísticos, 3 ‘colmeias’ (armazém exclusivo para vendas online, em Espanha) e nos novos escritórios que a empresa abriu em Albalat dels Sorells, Valência (Espanha).
A previsão da empresa é de ter no final de 2023 um total de aproximadamente 350 lojas, e aumentar o número de blocos logísticos e ‘colmeias’ com painéis solares nos seus telhados. Com toda esta potência instalada espera poupar energia equivalente ao consumo anual acumulado de 125 lojas.
A Mercadona vai continuar a investir em fotovoltaico nos próximos anos e o objetivo, para 2027, momento marcado sob o lema “quem tem um telhado, tem um tesouro”, é ter autoconsumo em mais de 850 lojas e em todos os seus blocos logísticos e colmeias, o que resultará em poupanças de eletricidade equivalentes ao consumo de 300 lojas.