Descarbonização

Moliceiros em Aveiro vão ser elétricos até ao final de 2025

Até ao final de 2025, todos os moliceiros a navegar na Ria de Aveiro vão ser elétricos, com a primeira embarcação 100% elétrica a iniciar a sua atividade regular já a partir de dia 7 de novembro. De acordo com o comunicado de imprensa, com todas os moliceiros a operarem exclusivamente através de motores elétricos, é estimada uma redução das emissões de cerca de 400 toneladas de CO2 por ano. “Os moliceiros 100% elétricos são o culminar de um trabalho pioneiro da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em termos ambientais, tecnológicos e turísticos. Esta aposta para que estas embarcações tenham zero emissões de CO2 está em linha com a estratégia do Executivo Municipal, que diariamente cuida dos valores ambientais do território para garantir a sustentabilidade e o futuro económico e social do Município e da Região de Aveiro”, afirmou Ribau Esteves, do presidente da CMA. A viagem inaugural do primeiro moliceiro elétrico, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a empresa Aveiro Moments - Alvorada Comum Unipessoal, aconteceu no passamos dia 31 de outubro. Segundo a nota de imprensa, além de passeios mais ecológicos na Ria de Aveiro, estas embarcações vão também proporcionar uma experiência mais confortável, uma vez que as viagens se tornam mais silenciosas. Este novo motor, com uma potência de 4kW, é alimentado por duas baterias que asseguram uma operação de ininterrupta durante cerca de dez horas. A concessão de moliceiros e mercantéis para os próximos cinco anos (2025 - 2030) já contempla a conversão dos motores destas 27 embarcações que atualmente operam em Aveiro para a propulsão 100% elétrica até ao final do próximo ano. iStock

Até ao final de 2025, todos os moliceiros a navegar na Ria de Aveiro vão ser elétricos, com a primeira embarcação 100% elétrica a iniciar a sua atividade regular já a partir de dia 7 de novembro.

De acordo com o comunicado de imprensa, com todos os moliceiros a operarem exclusivamente através de motores elétricos, é estimada uma redução das emissões de cerca de 400 toneladas de CO2 por ano.

“Os moliceiros 100% elétricos são o culminar de um trabalho pioneiro da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em termos ambientais, tecnológicos e turísticos. Esta aposta para que estas embarcações tenham zero emissões de CO2 está em linha com a estratégia do Executivo Municipal, que diariamente cuida dos valores ambientais do território para garantir a sustentabilidade e o futuro económico e social do Município e da Região de Aveiro”, afirmou Ribau Esteves, do presidente da CMA.

A viagem inaugural do primeiro moliceiro elétrico, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a empresa Aveiro Moments – Alvorada Comum Unipessoal, aconteceu no passamos dia 31 de outubro.

Segundo a nota de imprensa, além de passeios mais ecológicos na Ria de Aveiro, estas embarcações vão também proporcionar uma experiência mais confortável, uma vez que as viagens se tornam mais silenciosas. Este novo motor, com uma potência de 4kW, é alimentado por duas baterias que asseguram uma operação de ininterrupta durante cerca de dez horas.

A concessão de moliceiros e mercantéis para os próximos cinco anos (2025 – 2030) já contempla a conversão dos motores destas 27 embarcações que atualmente operam em Aveiro para a propulsão 100% elétrica até ao final do próximo ano.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever