Transição energética

Projeto no Alentejo vai integrar energia eólica, solar e armazenamento

Projeto no Alentejo vai integrar energia eólica, solar e armazenamento iStock

Vai nascer o Parque Eólico da Nortada, um projeto de 31,5 MW localizado em Sousel, no Alentejo Central. A construção é da responsabilidade da Hyperion Renewables, em parceria com a Vestas e a Windpark, e passará a integrar produção eólica, solar e armazenamento na mesma ligação à rede, num modelo de hibridização que junta três tecnologias.

De acordo com o comunicado de imprensa, este é o primeiro parque eólico da Hyperion Renewables em Portugal e permitirá hibridizar o ponto de ligação à rede associado à Central Solar da Cavaleira, em Estremoz, que já se encontra em processo de integração com um sistema de armazenamento em baterias.

Segundo a empresa, esta solução visa otimizar a utilização da rede elétrica, aumentar a flexibilidade do sistema energético e reduzir a necessidade de novas infraestruturas públicas.

O projeto terá sete turbinas Vestas V163-4.5 MW, totalizando 31,5 MW de potência instalada. A Vestas ficará responsável pelo fornecimento e instalação das turbinas, assim como por um contrato de operação e manutenção de longo prazo. A construção do parque ficará a cargo da Windpark.

“Este é um projeto pioneiro no Alentejo Central e um marco estratégico para a Hyperion: é o nosso primeiro parque eólico em Portugal e demonstra que é possível acelerar a transição energética com projetos inovadores”, afirmou Aytea Amandi-Alvarez, CEO da Hyperion Renewables. E continua: “ao combinar eólica, solar e armazenamento no mesmo ponto de ligação, reforçamos a flexibilidade e a robustez do sistema elétrico e avançamos com uma solução inovadora e sustentável”.

Para Tiago Palma Veigas, Head of Vestas para Portugal, este “projeto híbrido emblemático estabelece um novo marco no panorama das energias renováveis em Portugal”.

“Estamos totalmente comprometidos com iniciativas que integram múltiplos sistemas de geração de energia renovável, otimizando as ligações à rede e reduzindo o impacto ambiental,” afirmou Mario de Gaviria, CEO da Windpark

A entrega das turbinas está prevista para o início de 2027 e a entrada em operação do Parque Eólico da Nortada está programada para meados de 2027.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever