Descarbonização

Emissões de gases com efeito de estufa da Tetra Pak reduzidas em 5%

Tetra pak

A Tetra Pak revelou, na 24.ª edição do seu Relatório Anual de Sustentabilidade, que conseguiu reduzir em 5% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em toda a sua cadeia de abastecimento, quando comparado com os níveis de 2019. Quando analisado apenas as emissões de Âmbito 1, Âmbito 2 e viagens de trabalho, a redução alcançada foi de 39%.

Segundo explicado em comunicado, 84% da energia utilizada globalmente já é proveniente de fontes renováveis. No ano passado, foram vendidas 8,8 mil milhões de embalagens e fabricadas 11,9 mil milhões de tampas com plástico de origem vegetal, em todo o mundo, o que equivale a uma poupança de 131 quilotoneladas de CO2 em comparação com o plástico de origem fóssil.

Na Península Ibérica, foram vendidas mais de 2 mil milhões de embalagens com plástico de origem vegetal. A nível nacional, 2161 toneladas de cartão para bebidas foram recolhidas para reciclagem, traduzindo-se num aumento de 10% face a 2021, de acordo com dados do Sistema Ponto Verde, também conhecido por SIGRE – Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens.

A Tetra Pak também investiu cerca de 30 milhões de euros para promover a recolha e a reciclagem de embalagens de cartão para bebidas.

“O atual contexto operacional evidenciou a necessidade de soluções integradas e sistémicas. Só assim poderemos atingir a escala e a velocidade de mudança necessárias para reforçar o acesso aos alimentos, reduzindo simultaneamente o impacto ambiental, de uma forma que não deixe ninguém para trás. É por isso que adotámos uma abordagem holística, em cinco áreas interligadas e interdependentes, em que podemos dar um contributo maior: sistemas alimentares, circularidade, clima, natureza e sustentabilidade social”, explica o presidente e CEO da Tetra Pak, Adolfo Orive.

O Relatório Anual de Sustentabilidade também enumera outras iniciativas em curso:

  • Projeto para substituir a fina camada de folha de alumínio nas embalagens asséticas de cartão por uma barreira à base de fibra de papel;
  • Desenvolvimento de um novo método de produção de bebidas à base de soja, bem como de uma nova tecnologia para transformar a dreche da cerveja numa bebida de origem vegetal;
  • Projeto para permitir que 66 milhões de crianças em 44 países tenham acesso a bebidas nutritivas através de programas de alimentação escolar;
  • Fornecimento de leite a produtores de laticínios em 22 projetos Dairy Hub através de aproximadamente 44 mil agricultores.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever