A Comissão Europeia abriu o processo de consulta pública na sua nova iniciativa legislativa “CountEmissions EU”, que tem como objetivo facilitar a medição do desempenho ambiental nas diferentes opções de transporte.
Segundo explicado em comunicado, a iniciativa quer estabelecer um quadro comum para a medição e comunicação das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os transportes, independentemente do modo, setor ou país de operação.
A medida pretende incentivar os operadores a medir e comparar os seus serviços, utilizando uma metodologia comum, enquanto permite aos consumidores, clientes e autoridades públicas tomar decisões informadas sobre as opções mais sustentáveis.
No documento “Convite à apreciação de uma avaliação de impacto”, a Comissão Europeia explica que o principal problema que a iniciativa pretende resolver é a falta de informação providenciada às empresas, aos clientes e aos passageiros.
O processo está aberto até 17 de outubro, e todas as partes interessadas, desde empresas a passageiros e consumidores, são convidados a contribuir.