Economia Circular

Mares Circulares distingue projetos portugueses de combate ao lixo marinho 

Mares Circulares distingue projetos portugueses de combate ao lixo marinho 

A sexta edição do Concurso Mares Circulares, iniciativa promovida pela Coca-Cola em parceria com a LPN – Liga para a Protecção da Natureza, premiou os projetos “BLOCOYSTER” e “SeaPlastic4Vin” nas categorias Centros de Investigação e Start Ups, respetivamente.

A iniciativa da Coca-Cola tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções e tecnologias inovadoras que promovam a economia circular na luta contra os resíduos nos mares, oceanos e ambientes fluviais. Cada um destes projetos premiados recebeu sete mil euros.

O projeto “BLOCOYSTER – blocos sustentáveis com a incorporação de resíduos de aquicultura” contribui para a redução da poluição causada pelos resíduos da aquicultura no meio ambiente.

Através da utilização das conchas de ostra na produção de blocos de construção, a iniciativa aposta numa solução com materiais locais, aumentando a cadeia de valor e reduzindo a pegada de carbono.

Já o projeto “SeaPlastic4Vin – Produção de filamento híbrido de plástico reciclado para produção de ecoprodutos da indústria vinícola” tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia híbrida de produção de filamento plástico reciclado. Esse filamento é obtido a partir da combinação de grânulos de resíduos plásticos marinhos recuperados de praias, com grânulos de bioplásticos produzidos a partir de resíduos vinícolas.

O objetivo da iniciativa é permitir a produção de ecoprodutos (copos, packaging, etc.), recorrendo à manufatura aditiva, por utilização de equipamentos de impressão 3D.

Apesar do Programa Mares Circulares ter uma implementação ibérica, a sexta edição do prémio teve pela primeira vez júris e premiados distintos em cada um dois países.

As propostas nacionais foram avaliadas por um júri português composto por Rúben Eiras, Secretário-Geral do Fórum Oceano; Raquel Costa, expert de Literacia do Oceano e co-coordenadora da Rede Escola Azul Atlântica, da IOC – UNESCO; Mário Verde Pereira, professor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

SeaPlastic4Vin

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever