Branded Content

O compromisso sustentável da Coca-Cola em Portugal

O compromisso sustentável da Coca-Cola em Portugal

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) é uma das empresas líderes no setor dos produtos de grande consumo nos principais mercados da Europa, Austrália, Pacífico e Indonésia e o maior engarrafador independente de Coca-Cola no mundo, em receitas.

Graças a um modelo de relação único com a The Coca-Cola Company (TCCC), satisfazem a procura do mercado nas fases de produção, embalagem, distribuição e serviço, e desenvolvimento dos canais de venda de todos os produtos. Um modelo que se compromete desde a base com a visão de uma sociedade diversificada, solidária e mais sustentável.
Portugal faz parte da divisão ibérica da Coca-Cola Europacific Partners, com fábrica, investimento, distribuição e criação de emprego a nível local. A fábrica da CCEP em Azeitão produz mais de 90% do que é vendido no país e são cinco as delegações comerciais, distribuídas pelo Norte, Centro, Sul e ilhas. O sistema Coca-Cola cria oportunidades de emprego de qualidade: 350 postos de trabalho diretos e 12.300 postos de trabalho indiretos, o que perfaz um total de mais de 12.500 empregos (0,25% da população empregada em Portugal).
Através das suas atividades de produção e distribuição, o sistema Coca-Cola conta com mais de 82.000 clientes e mais de 30 milhões de consumidores (habitantes & turistas), o que se traduziu em mais de 258 milhões de litros vendidos, em 2022. No total, o sistema gerou 51 milhões de euros de valor acrescentado direto e 498 milhões de euros de valor acrescentado indireto, num total de mais de 548 milhões de euros em toda a cadeia de valor (0,23% do PIB). Por cada 1€ gasto pelos consumidores de bebidas Coca-Cola em Portugal, 0,78 cêntimos revertem para a economia portuguesa.

This is Forward é o plano de ação para a sustentabilidade. Encontra-se no centro da estratégia empresarial a médio e longo prazo e define as ações e compromissos que estão a tomar em seis áreas sociais e ambientais, onde a CCEP pode fazer uma diferença significativa nos pilares a que os seus stakeholders dão prioridade. Saiba mais sobre cada umas delas:

A caminho das zero emissões liquidas (Net Zero)

A fábrica da Coca-Cola Europacific Partners em Azeitão obteve a verificação PAS 2060:2014 – uma especificação internacional que demonstra zero emissões líquidas de carbono – acreditada pela consultora internacional LRQA. A consultora verifica também que a empresa tem um plano de ação e de investimento para esta fábrica que lhe permitirá manter-se neutra em termos de carbono nos próximos anos, continuando o seu caminho de redução de emissões.
Esta conquista é mais um passo na estratégia da CCEP para reduzir as suas emissões, aproximando-a da sua ambição global de alcançar a “Net Zero” em toda a sua cadeia de valor até 2040, dez anos antes do prazo obrigatório estabelecido pelo Acordo de Paris, com o objetivo de limitar a 1.5ºC o aquecimento global.
A CCEP tem vindo a desenvolver uma série de projetos-chave em Azeitão com o objetivo de reduzir as emissões absolutas de Gases com Efeito de Estufa (GEE) em 30% em toda a sua cadeia de valor até 2030, como: a contratação de eletricidade 100% renovável; a instalação de um parque fotovoltaico com uma área de 21.682 m2 (10.682 m2 no topo das instalações fabris e 11.000 m2 no solo); alteração de toda a frota comercial por veículos híbridos; a utilização de empilhadores elétricos; a alteração do sistema de iluminação; investimento de cerca de 4M€ em novos equipamentos de frio energeticamente mais eficientes, a construção de um novo armazém que facilitará a diminuição de movimentos de camiões para transporte de paletes e consequente redução de pegada de carbono; entre outros projetos.
Como parte do compromisso e do processo de verificação, a compensação de emissões só foi utilizada quando não foi possível reduzir mais, pela inexistência de tecnologia que pudesse ser aplicada.
Há 45 anos instalada em Azeitão, a fábrica da CCEP é um exemplo de inovação e sustentabilidade, um importante dinamizador da economia portuguesa, com um forte envolvimento com a sociedade, integrando o Top 15 do ranking das maiores empresas do distrito de Setúbal. Conta com 7 linhas de produção para vários tipos de embalagens – vidro, latas, PET e Bag in Box – de onde saíram mais de 90% dos 258 milhões de litros vendidos em Portugal em 2022.
A CCEP foi também a primeira empresa da indústria alimentar em Portugal a obter a certificação de gestão de energia – ISO 50001, em 2013, e este ano recebeu a “Zero waste to Landfill” pela sua  gestão responsável dos resíduos.
A ambiciosa meta da Coca-Cola Europacific Partners de atingir emissões líquidas zero até 2040 foi validada pela Science Based Targets initiative (SBTi), como estando em linha com a ciência climática.

Alcançar um “mundo sem resíduos”

Há um forte compromisso da CCEP para alcançar “Um mundo sem resíduos”. Já atingiram a meta de 100% rPET nas embalagens de 500 ml e de todas as bebidas sem gás (excluindo tampa e rótulo), eliminando assim a utilização de plástico virgem nestas embalagens. Com dados de final de 2022,  99,2% das embalagens vendidas  eram recicláveis, 31,9% do PET total utilizado foi rPET e 91,8% das embalagens de vidro foram vidro retornável.
Uma vez que as suas embalagens são recicláveis, podem recuperá-las, reincorporando-as no ciclo produtivo e fechar o círculo rumo à economia circular. Em Portugal, a taxa de recolha de embalagens para reciclagem é de 35,5%. No entanto, a CCEP está a trabalhar junto com a indústria e o retalho para a implementação do sistema de depósito e reembolso (SDR), que foi agora regulado e que, segundo estudos, permitirá recolher mais de 90% das embalagens de bebidas colocadas no mercado.
Complementarmente, desde 2018, a Coca-Cola desenvolve o programa “Mares Circulares”, implementado pela Liga para a Proteção da Natureza, que promove a sensibilização e formação ambiental para uma cidadania ativa, com foco na economia circular e na limpeza de resíduos em ambientes aquáticos e fundos marinhos. Até ao final de 2022, já foi possível recolher cerca de 9 toneladas de resíduos e contar com mais de 7000 voluntários nas intervenções em praias e ambientes aquáticos.

As bebidas icónicas

A oferta de bebidas progride a cada ano que passa com novas variedades, de modo a responder as necessidades atuais dos consumidores. Adaptam-se às tendências que promovem estilos de vida saudáveis e têm como objetivo colocar no mercado bebidas que correspondam às expetativas dos consumidores, de tal forma que possam encontrar a bebida que melhor se adapte ao seu estilo de vida para que cada pessoa possa fazer a melhor escolha, adaptada aos seus gostos e necessidades em cada momento e ocasião.
Para todas as marcas que comercializam têm as variantes de baixo teor ou sem qualquer adição de açúcar e, desde 2015, já reduziram em 24,6% a quantidade média de açúcar presente nas bebidas. Em Portugal, desde 2010, já lançaram mais de 40 novos produtos sem açúcares ou baixos em calorias e, em 2022, 45,5% das bebidas vendidas foram baixas em calorias ou sem calorias.

Reduzir & Gerir com eficiência o uso de água

A empresa promove a gestão eficiente e a redução do uso de água em processos de produção, sendo que 100% das suas instalações contam com planos de proteção das fontes de água e avaliações da sua vulnerabilidade e a sua taxa de utilização de água é de 1,55l por cada litro produzido de bebida – este valor representa uma redução de cerca de  30% no consumo de água em relação a 2010.
Utilizam também a sua ETAR para devolver 100% das suas águas residuais em segurança à sua rede de saneamento e apostam num projeto de retribuição de água à natureza, o Plantar Água, com a ANP/WWF, que permitirá um alcance de aproximadamente 200 milhões de litros de água por ano.

Forte compromisso com a cadeia de fornecimento

Seguem um Código de Conduta e os Princípios Orientadores para Fornecedores, que constitui as bases de todo o Sistema Coca-Cola, de modo a garantir o cumprimento dos seus compromissos em questões de sustentabilidade na sua relação com os fornecedores.
Foram incluídos pelo quinto ano consecutivo na ‘CDP A List – Supplier Engagement Leaderboard’ pelo forte compromisso dos seus fornecedores no combate às alterações climáticas e todo o açúcar, polpa e papel utilizado pela empresa provém de fornecedores que cumprem com os Princípios para Agricultura Sustentável.
As parcerias com fornecedores são também fundamentais para a empresa alcançar as zero emissões líquidas até 2040 e reduzir as emissões de gases com efeito estufa, dado que uma grande parte das suas emissões está relacionada com a cadeia de fornecimento. Precisamente por este motivo, estão a trabalhar em estreita colaboração com os seus fornecedores para os ajudar a desenvolver os seus próprios planos de redução de carbono planos de redução de carbono, com indicadores baseados na ciência SBTIs, e conseguirem fazer a transição para eletricidade 100% renovável.

Agente de mudança positiva na sociedade

Defendem e mantêm um ambiente de trabalho seguro, diversificado e inclusivo.
Têm como um dos grandes compromissos serem um agente de mudança positiva na sociedade e nas suas comunidades, tendo criado programas, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de competências de 500.000 pessoas que enfrentam obstáculos no mercado de trabalho até 2030, e outras formas de apoio social.
‘Bora Jovens é um programa de empregabilidade jovem, criado pela Coca-Cola e implementado pela ONG Ajuda em Ação, destinado a jovens em risco de exclusão social, com o objetivo de os capacitar para facilitar a sua integração no mercado de trabalho. Já capacitou mais de 350 participantes e integrou mais de 150 jovens desde 2021, contando com os seus clientes e muitas outras empresas como parceiros integradores.
‘Bora Mulheres é um programa de empreendedorismo feminino, criado pela Coca-Cola e desenvolvido pelo Impact Hub, dirigido a mulheres que queiram lançar a sua ideia de negócio ou desenvolver o seu projeto. Desde 2019, o programa apoiou mais de 2000 empreendedoras, capacitando e dando as ferramentas necessárias para entrarem no mundo do empreendedorismo com confiança e sucesso.

O ‘Prémio CCEP Avançamos Setúbal’ e o Support My Cause são duas iniciativas de apoio social que contribuem com 20.000€ para três associações portuguesas – IPSS ou ONGs. A primeira é exclusiva para instituições do distrito de Setúbal, que atuem nas vertentes de sustentabilidade, de melhoria ambiental e bem-estar da comunidade, e o Support My Cause é uma ação interna, em que os colaboradores votam em causas sociais que estejam alinhadas com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): (4) Educação de qualidade; (8) Trabalho digno e crescimento económico; ou (10) Reduzir as desigualdades.
Todos os anos, a CCEP apoia ainda dezenas de instituições através de programas ambientais e sociais, tendo em 2022 ajudado mais de 60 associações com um apoio equivalente a cerca de 400.000 latas.

Para conhecer melhor a história do sistema Coca-Cola, as suas metas e avanços de sustentabilidade, bem como o processo de produção das icónicas bebidas, agende a sua visita à fábrica da Coca-Cola em Azeitão.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever