A Sociedade da Água de Monchique (SAM) revelou, no seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, que incorporou 30% de rPET (plástico PET reciclado) nas suas garrafas, antecipando em oito anos as diretivas europeias. Além disso, a empresa introduziu no mercado uma garrafa 100% reciclada e reciclável.
A nível dos colaboradores, o relatório destaca a contratação de uma diretora de RH e Felicidade, a implementação do trabalho remoto e o facto de 40% dos cargos de liderança serem ocupados, atualmente, por mulheres.
A SAM apresentou ainda plano de atuação até 2025, do qual se destacam as seguintes metas concretas a nível ambiental:
- Aumentar a produção de energia 100% renovável;
- Reduzir o consumo de energia elétrica em 20%;
- Avaliar a pegada carbónica até 2024;
- Elaborar um programa de ação para a neutralidade carbónica até 2030;
- Formar 100% dos utilizadores em eco condução;
- 30% da frota com veículos menos poluentes.
Nos próximos dois anos, a SAM tem como objetivos também aumentar em 20% o número de produtos e serviços desenvolvidos e em 10% as parcerias internas e externas, nacionais e internacionais, no que respeita a I&D em bottle recycling, innovative brands for packaging e em produtos dermocosméticos inovadores.
O CEO da Sociedade da Água de Monchique, Vítor Hugo Gonçalves, assume o compromisso de anualmente publicar o desempenho da empresa em matéria de sustentabilidade, contemplando todas as suas dimensões.
“Iremos monitorizar as metas assumidas em cada ano, cumprindo o pacto de constantemente prestar contas à nossa comunidade, que inclui os nossos colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e todos em geral”, afirma Vítor Hugo Gonçalves.