Retalho

Mercado de packaging sustentável vai dobrar o seu valor em 10 anos

packaging, embalagem, sustentável

A sustentabilidade permeou praticamente todas as áreas das sociedades modernas e marcas e retalhistas estão também a tentar fazer um esforço considerável para baixar a sua pegada ambiental. Neste sentido, são cada vez mais as iniciativas deste âmbito que se prendem com o packaging e o mercado deverá responder… dobrando o seu valor.

Segundo dados recentemente divulgados, trabalhados pela European Supermarket Magazine, atualmente o mercado de packaging sustentável a nível mundial está avaliado em 245 mil milhões de euros, sendo previsível que em 2033, ou seja, daqui a uma década, chegue a valer 490 mil milhões de euros.

Segundo o estudo da Future Market Insights, à medida que os consumidores se tornam mais conscientes das questões ambientais, a procura por soluções de embalagem sustentável ​​está a aumentar progressivamente.  Neste âmbito, incluiem-se embalagens ecológicas e biodegradáveis, bem como soluções compostáveis ​​e recicláveis, com a procura por embalagens sem utilização de plástico a ser o próximo passo a dar pelo mercado.

“Entre 2018 e 2020, a indústria de embalagens sustentáveis ​​cresceu a uma CAGR de 5,8%, impulsionada pela crescente popularidade de soluções de embalagens biodegradáveis ​​e compostáveis”, sendo que este comportamento foi ainda mais acelerado pela pandemia.

Para já, com a viver em contexto inflacionário, preveem os responsáveis pelo estudo que a próxima dinâmica do mercado seja também uma redução do preço por embalagem. Atualmente, com uma procura elevada e com produção ainda não ‘calibrada’ para o nível de pedidos, os preços são ainda elevados.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever