Consumo Ético

Projeto Guardiões utiliza gamificação para incentivar adoção de práticas sustentáveis

Projeto Guardiões utiliza gamificação para incentivar adoção de práticas sustentáveis

O projeto Guardiões lançou uma aplicação com o objetivo de contribuir para a sensibilização, compreensão e combate do fenómeno das alterações climáticas, destinada aos mais jovens.

Através do desenvolvimento de conceitos da área da gamificação, a aplicação promove a adoção, individual ou em grupo, de um conjunto de rotinas, tarefas e comportamentos ‘amigos do ambiente’. À medida que são cumpridos permitem conquistar pontos, emblemas e subir no ranking dos Guardiões mais sustentáveis.

A aplicação Guardiões incentiva a interação em comunidade, principalmente dos mais jovens, através dos seus grupos de amigos ou nas turmas das escolas, promovendo ações consertadas entre todos para conseguir reduzir o impacto ambiental da pegada humana, de forma significativa.

A app desafia ainda os seus utilizadores de todas as idades a responderem a desafios sobre a temática da sustentabilidade ambiental, recompensando os mais interessados e conhecedores.

O projeto testou a aplicação em vários agrupamentos escolares da região do Alentejo, ao longo deste ano letivo. A aplicação encontra-se agora disponível ao público, nas versões Android e IOS, contando já com mais de 700 utilizadores.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), sendo financiado pelo Programa Alentejo 2020.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever