Mobilidade

Moblab Congress debateu ‘caminhos presentes e futuros’ da mobilidade inteligente e sustentável

Realizou-se no passado dia 27 de junho, no CEiiA, em Matosinhos, a sexta edição do Moblab Congress, uma iniciativa da Abilways Portugal e da Revista Sustentável que debateu durante todo o dia os caminhos presentes e futuros da mobilidade inteligente e sustentável.

Numa sessão que contou com mais de 70 pessoas, foram cinco os macro temas a servir de base para o debate. Ecossistemas de Colaboração, Mobility Hubs e Smart Cities, Tecnologia e Experiência como Novos Motores da Mobilidade, Eficiência Energética e Mobilidade e, por fim, Transportes Conectados e Interligados.

Fernando Alfaiate, Presidente, Estrutura Missão Recuperar Portugal

Com vários painéis de discussão ao longo do dia, a sessão iniciou-se com uma intervenção de Fernando Alfaiate, Presidente, Estrutura Missão Recuperar Portugal, que abordou a temática do PRR contemplando ‘Key players e decision-making’. O dia prosseguiu com uma mesa-redonda, moderada pelo editor de Mobilidade da Revista Sustentável, Sérgio Abrantes, onde foram debatidos temas relacionados com a colaboração entre setores público e privado. Estiveram presentes nesta mesa, João Meneses, secretário-geral da BCSD, e também Nuno Bento, Coordenador da CCDR-LVT.

Num segundo bloco de discussão, Catarina Selada, Diretora do City Lab do CEiiA, fez uma intervenção sobre os “Caminhos para a descarbonização e Smart Cities”, seguindo-se, após uma pausa, uma mesa-redonda, moderada por Irene Moreira, Head of Content Mobility, da Abilways Portugal. e onde marcaram presença Ana Tomaz, vice-presidente da ANSR, Rui Velasco, Diretor da Direção de Serviços de Estudo, Avaliação e Prospetiva do IMT, e Nuno Alpalhão, Data Scientist no NOVA Cidade – Urban Analytics Lab e Professor Assistente Convidado, NOVA IMS, e Miguel Gaspar, Business Development & Innovation, SIBS, participaram neste momento de debate.

Ana Tomaz, Vice-Presidente, ANSR Rui Velasco, Diretor da Direção de Serviços de Estudos, Avaliação e Prospetiva, IMT Nuno Alpalhão, Data Scientist no NOVA Cidade – Urban Analytics Lab e Professor Assistente Convidado, NOVA IMS Miguel Gaspar, Business Development & Innovation, SIBS Moderadora:Irene Moreira, Head of Content Mobility, Abilways Portugal

O período da manhã fechou-se com uma intervenção de Carlos Mouta, vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que abordou a questão dos “Ingredientes-chave para transformar as cidades em cidades inteligentes”, mas também com uma conversa sobre “Mobilidade Inteligente nas Cidades Portuguesas e Espanholas”, moderada por João Almeida, da Bable, e que contou com a participação de Marc Pradres Villanova, Gestor de Planeamento Urbano e Mobilidade do Ayuntamiento de Reus, bem como de Nuno Alexandre Cunha, Diretor Operativo da Associação Quadrilátero.

Após uma pausa para almoço, o tema de abertura foi tecnológico, com Susana Sargento, Docente da Universidade de Aveiro, a apresentar o Projeto Route 25, abordando o tema “Otimizar a experiência: 5G, IA, VR aplicada à mobilidade”.

Susana Sargento, Professora, Universidade de Aveiro

No slot Eficiência Energética e Mobilidade, Hugo Lopes, diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Porto de Leixões, abordou a temática do “Contributo da Economia Azul para a mobilidade sustentável”, seguindo-se uma mesa-redonda, moderada por Sérgio Abrantes, sobre “Redes de Carregamento”, onde participaram Diogo Póvoas, Business Unit Manager da Helexia Portugal, João Lavos, Líder de Impacto Positivo da Leroy Merlin, e Nuno Barbosa, Diretor-geral da Vygon Portugal.

O encerramento, em termos de conteúdos, foi realizado com uma mesa-redonda dedicada ao tema “Interfaces de mobilidade: Diferentes meios de transporte numa mesma plataforma”, com Irene Moreira a desenvolver uma conversa com Vitor Monteiro, Coordenador do Tmob-HUN, e Alexandre Videira, Administrador da Mobi.e.

Confira a galeria e reveja alguns dos momentos-chave do evento.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever

Download SU

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever