A Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) revelou os resultados da implementação do projeto-piloto “A Tip For Nature”, que promoveu a reciclagem de vidro nos The Editory Collection Hotels, tendo sido obtido, num ano de implementação, uma taxa média de reciclagem de embalagens de vidro de 80% nas nove unidades hoteleiras, um aumento significativo de 12% em relação a 2023.
O projeto foi financiado pela FEVE (European Container Glass Federation) e contou com o apoio institucional da Plataforma Vidro+ e da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).
De acordo com o comunicado de imprensa, a iniciativa demonstrou que “é possível promover mudanças de comportamento no canal HORECA, onde existe maior potencial de aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, através de ações de comunicação digital interna e externa, bem como formação”.
Todos os hotéis do grupo atingiram taxas de reciclagem acima dos 70%, reciclando mais de 17 toneladas de embalagens de vidro, o que representa um aumento total de 30% quando comparado com 2023, explica a nota de imprensa.
Também o número de colaboradores que sabe que o vidro é infinitamente reciclável aumentou de 50%, em 2023, para 60% em 2024, demonstrando “um maior entendimento sobre as vantagens ambientais da reciclagem destas embalagens”. Por outro lado, o número de colaboradores que afirma reciclar sempre as embalagens de vidro usadas aumentou de 61% para 79%, o que sugere “uma adesão crescente às práticas ambientais recomendadas”. Já os equívocos sobre as regras de separação para reciclagem, diminuíram de 41% para 25%.
Em relação à perceção sobre o projeto, 97% dos inquiridos consideraram-no “muito útil”, o que demonstra “uma recetividade extremamente positiva” à iniciativa. Estas conclusões revelam que a campanha digital interna e externa promovida pela AIVE, não só conseguiu sensibilizar os funcionários para a importância da reciclagem de vidro, como também fomentou mudanças reais de comportamento, ajudando os The Editory Collection Hotels a dar um passo importante na sustentabilidade ambiental.
A comunicação avança ainda que o objetivo do projeto passa por replicar e escalar a iniciativa a todos os estabelecimentos do canal HORECA.
Para Tiago Moreira da Silva, presidente da AIVE, o projeto “comprovou que o canal HORECA tem um enorme potencial para aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, em Portugal. Atingir um crescimento de 12% na taxa média de reciclagem, neste grupo hoteleiro, em apenas um ano, é um resultado expressivo que comprova a eficácia deste tipo de campanhas para os estabelecimentos HORECA”.
Já para Miguel Evangelista, Diretor Geral de Operações da The Editory Collection Hotels, “estamos muito orgulhosos por ter contribuído para o sucesso do projeto. A adesão dos nossos colaboradores foi extraordinária e mostra que com dedicação e formação, é possível adotar práticas mais sustentáveis. Esperamos que a nossa experiência inspire outros a fazerem o mesmo”.
A AIVE representa três empresas (BA Glass, Vidrala e Verallia Portugal), seis unidades fabris (Avintes, Figueira da Foz, Marinha Grande e Venda Nova), cerca de 3.500 trabalhadores e mais de 50% da produção vendida diretamente para mercados externos.
Ainda segundo o comunicado, anualmente, saem dos fornos de fusão de vidro, em Portugal, mais de 6 mil milhões de embalagens para a indústria alimentar.