Os consumidores europeus estão crescentemente preocupados com a reciclabilidade no momento de compra, revelou um estudo recentemente trabalhado pela European Supermarket Magazine, levado a cabo por parte da Amcor.
De acordo com o explicado, uma vasta maioria, 84%, está interessado, quando faz uma compra em procurar por instruções de reciclabilidade, sendo que 60% dos consumidores diz que as instruções de reciclagem e logos de sustentabilidade são pontos que influenciam positivamente as suas escolhas.
“À medida que os consumidores se tornam mais conscientes das implicações ambientais de suas decisões de compra, é vital que as marcas e os retalhistas se voltem para o consumidor e tomem medidas”, explicou Gerald Rebitzer, diretor de sustentabilidade da Amcor para EMEA.
“A adoção de embalagens mais sustentáveis – como mudar para soluções prontas para reciclagem e incluir conteúdo reciclado pós-consumo no lugar de recursos virgens – é fundamental para que as marcas demonstrem o seu compromisso de impulsionar a circularidade, reduzir a sua pegada de carbono e ajudar os consumidores a comprar de forma mais sustentável”, acrescentou.
Por outro lado, cerca de 80% dos consumidores europeus diz não entender o significado da maioria dos logotipos de sustentabilidade, sendo que apenas 5% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto com um logo sustentável. Porém, caso o logotipo ou certificação seja explicado, o valor sobe para 20%.
Em termos de preocupações relativamente à sustentabilidade, 52% dos consumidores europeus diz que o aquecimento global é a questão que mais os preocupa, dados que contrastam com o 45% registados em 2020. A poluição por plásticos, com 21%, desceu na ordem de relevância, registando uma queda de 11% face a 2020.