Consumo ético

Novo automóvel 100% elétrico com interior em cortiça

O novo veículo 100% elétrico da Mazda contém, no seu interior, uma consola revestida a cortiça, “pelo facto de tratar-se de uma matéria-prima natural, sustentável e biodegradável”, revela a marca. O objetivo é reduzir a pegada ambiental do novo modelo MX-30 da insígnia japonesa.

A cortiça é fornecida pela Amorim Cork Composites, uma unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia ou design.

“Os automóveis já não servem apenas para deslocar os passageiros do ponto A ao ponto B, pelo que é importante aumentar o prazer durante as viagens”, salienta Tomiko Takeuchi, project manager do novo modelo da Mazda. Para a responsável ao colocar cortiça no interior do veículo, “este assume um visual único, intensificando a sensação de contato, equilíbrio e harmonia com a natureza”.

Por sua vez, o presidente e CEO da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, realça outros benefícios da utilização da cortiça, “como a segurança, a extensa durabilidade e facto de tratar-se de um material hipoalergénico”, conclui.