Descarbonização

Reduzir pegada de carbono em 50% até 2030 é meta da L’Oréal Paris

A L’Oréal Paris anunciou que tem como missão reduzir a pegada de carbono em 50% por produto final, até 2030.

A L’Oréal Paris tem como missão reduzir a pegada de carbono em 50% por produto final até 2030. A meta foi anunciada no seu novo  programa de Sustentabilidade “L’Oréal For The Future, Because our Planet is Worth it”, que dá corpo a um conjunto de ambições da marca  neste âmbito para 2030. Em comunicado, o grupo confirmou também que vai contribuir com 10 milhões de euros para projetos ambientais cujos beneficiários são comunidades de mulheres de diferentes partes do globo.

“Não estamos a começar do zero. Entre 2005 e 2020, as nossas fábricas e centros de distribuição já reduziram as emissões de CO2 em 82%, o consumo de água em 44% e o desenvolvimento de resíduos em 35%. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas permaneceremos firmes na nossa determinação de fazer a diferença e de dar o nosso contributo nesta corrida contra as alterações climáticas”, afirmou a presidente global da marca, Delphine Viguier-Hovasse.

De forma a alcançar esses objetivos a marca vai apostar nas seguintes iniciativas:

Redução do tamanho de produtos

Por exemplo, foi reduzida a quantidade de alumínio utilizado em L’Oréal Paris Men Expert Carbon Protect, contendo -5.1 gramas por embalagem, o que representa uma poupança de 135 toneladas de alumínio todos os anos.

A L’Oréal Paris reduziu também o vidro nas embalagens de Revitalift até 11 gramas por frasco, economizando 434 toneladas de vidro anualmente.

Até 2030, a marca pretende reduzir em 20% a quantidade de embalagens.

Utilização de plástico 100% reciclado

O objetivo é atingir 100% de plástico reciclado ou de base biológica até 2030 (ou 0 plástico virgem).

Alteração nas embalagens

Desde 2020 que a Elvive tem vindo a optar por PET (tereftalato de polietileno) 100% reciclado para frascos de shampoo e condicionador na Europa.

Envolver os consumidores

A L’Oréal Paris irá juntar-se à iniciativa LOOP e participar num projeto para testar novos tipos de embalagens com maior durabilidade. A nova embalagem de shampoo e condicionador será feita de alumínio e planeia-se que possa ser feito o seu reabastecimento.

Fórmulas Melhoradas

Para reduzir o impacto ambiental, a marca está a aprimorar a biodegradabilidade das suas fórmulas e a reduzir a pegada de água. Entre os produtos lançados em 2019, Elvive Full Resist Power Mask e Men Expert Barber Club Creme de Barba apresentam níveis de biodegradabilidade superiores a 94% (97% e 94% respetivamente).

A marca está também a desenvolver fórmulas que precisam de menor passagem de água, bem como novas rotinas de beleza que exigem menos etapas de lavagem.

Produzir de forma sustentável

Entre 2005 e 2020, as fábricas e centros de distribuição de L’Oréal Paris reduziram as emissões de CO2 em 82%, o consumo de água em 44% e o desenvolvimento de resíduos em 35%. Onze das 26 fábricas da L’Oréal Paris são neutras em carbono (utilizando energia 100% renovável, sem compensação) e pretende-se que as restantes atinjam essa meta em 2025.

Investimento em projetos ambientais

A L’Oréal Paris investirá 10 milhões de euros em seis projetos de carbono cujos beneficiários são comunidades de mulheres no mundo inteiro. Juntamente com o apoio financeiro, L’Oréal Paris também irá desenvolver programas específicos que capacitam mulheres para posições de liderança. Nas Honduras, por exemplo, onde comunidades indígenas locais protegem e restauram mangues a marca irá apoiar um projeto administrado por um grupo de mulheres que vai receber apoio através de cursos sobre liderança, independência financeira e saúde feminina.