Energias Renováveis

Painéis de energia solar no espaço: China dá novo passo

paineis-de-energia-solar-no-espaço-china

A China deu novos passos para alcançar a meta de ter uma central de energia solar no espaço para uso comercial ao nível dos gigawatts até 2050, avança o The Register. Os testes já estão em marcha, com a instalação terrestre para conversão de energia solar capturada no espaço já em construção, com previsão de término no final do ano.

Até ao momento, já foram realizados testes de transferência de energia até 300 metros de altitude através de balões de alta altitude, revelou o professor da Chongqing University’s School of Microelectronics and Communication Engineering e membro do projeto, Zhong Yuanchang, ao órgão de comunicação estatal China Science Daily. Estes testes têm como objetivo que a instalação terrestre recolha a energia solar sem fios a partir das centrais solares em órbita.

A base em Bishan deverá ser a primeira instalação de centrais elétricas de grande escala da China para teste. No entanto, por agora, os investigadores estão a construir uma central de teste de pequena escala para uso em 2030.

A equipa têm vido a testar as transmissões de baixas altitudes, antes de avançar para uma altitude de dois km usando transmissões de energia de alta tensão, antes de finalmente testar a transmissão sem fios.