Sustentabilidade

“Bebidas+Circulares” arranca com 11 máquinas de devolução automática em Lisboa

Bebidas_+_circulares

Arranca hoje (27 de novembro), na cidade de Lisboa, o projeto “Bebidas+Circulares”, contando com 11 máquinas de devolução automática, localizadas em superfícies comerciais e no Mercado Municipal de Benfica.

Além do projeto-piloto que se encontra em curso no território nacional, a iniciativa espera recolher 2,5 milhões de embalagens e atingir 50 toneladas de plástico reciclado nos próximos 12 meses.

O projeto “Bebidas+Circulares” é gerido por um consórcio constituído pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da iniciativa “Lisboa Capital Verde Europeia”.

As 11 máquinas de devolução automática estarão instaladas em lojas das insígnias de vários associados da APED como o Continente, Pingo Doce, Lidl, Auchan e El Corte Inglês e ainda no Mercado Municipal de Benfica, em resultado da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Mas não serão somente as embalagens de bebidas em plástico PET e latas de metal a serem alvo de tratamento, existindo três máquinas preparadas para aceitar garrafas de vidro.

A escolha pela cidade de Lisboa para esta iniciativa tem por base pretender-se aumentar a representatividade da amostra e permitir uma melhor monitorização do comportamento dos consumidores. Além disso, o projeto pretende ainda testar a eficácia dos locais de recolha de diferentes dimensões e formatos.

As regras de utilização e funcionamento das máquinas de recolha automática são bastante simples. Os cidadãos depositam nas máquinas as embalagens aceites (garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET e latas de metal e, nas máquinas identificadas, garrafas de vidro, não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas) e recebem um talão no valor total correspondente às embalagens devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros.

Estes talões podem ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as embalagens foram entregues.

Se o cidadão não pretender utilizar o valor em compras, poderá doá-lo à Associação Mais Proximidade Melhor Vida, de apoio a população idosa a viver na grande Lisboa, bastando para isso selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação.

No caso do Mercado Municipal de Benfica, as doações reverterão para a Associação “Ajuda de Berço”, instituição que apoia bebés e crianças desprotegidas localizada na Freguesia de Benfica.

Este projeto visa preparar a implementação do futuro Sistema de Depósito de embalagens de bebidas, que deverá arrancar em 2022, e tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido, por circuitos dedicados a realizar pela Câmara Municipal de Lisboa, seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas, promovendo a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

O projeto “Bebidas+Circulares” – www.bebidascirculares.pt – representa um investimento de perto de um milhão de euros, com 90% a ser financiado pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu em Portugal para o período 2014-2021, criado na sequência da assinatura de um acordo entre Portugal, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, o EEA Grants.

As11 máquinas de recolha automática de embalagens de bebidas e as embalagens que recolhem têm as seguintes localizações:

  • Auchan Amoreiras – Garrafas PET + Latas
  • Continente Bom Dia Restelo – Garrafas PET + Latas
  • Continente Modelo Alto do Lumiar – Garrafas PET + Latas
  • Continente Modelo Marechal Gomes da Costa – Garrafas PET + Latas + Garrafas Vidro
  • El Corte Inglés – Supercor Restelo – Garrafas PET + Latas
  • Lidl Penha de França – Garrafas PET + Latas
  • Pingo Doce João Saraiva – Garrafas PET + Latas
  • Pingo Doce Graça – Garrafas PET + Latas
  • Pingo Doce Telheiras – Garrafas PET + Latas + Garrafas Vidro
  • Pingo Doce Olivais Oriente – Garrafas PET + Latas
  • Mercado de Benfica – Garrafas PET + Latas + Garrafas Vidro