17º Congresso APLOG: A nova geração da cadeia de abastecimento por Alan Waller

Estudo diz que é preciso reinventar as cadeias de abastecimento na área dos cuidados de saúde

Alan Waller, vice-presidente do International Consultancy Solving Efeso, professor convidado da Universidade de Cranfield, entre os muitos outros cargos que tem ocupado ao longo da sua já extensa carreira profissional é “um dos europeus que mais trabalho fez na área da logística”, nas palavras de Alcibíades Paulo Guedes, presidente da APLOG. 

Ao 17º Congresso veio falar sobre a próxima geração da cadeia de abastecimento. Longe vai o tempo em que falar de cadeia de abastecimento era falar de camiões e mercadorias. Hoje trata-se de uma cadeia de valor posicionada ao mais alto nível nas empresas, equiparada a áreas como a Investigação e Desenvolvimento e as Vendas e Marketing.

A cadeia de abastecimento é “uma função que acrescenta valor” e também “um processo de gestão”. A estratégia da cadeia de abastecimento traz valor a todo o negócio. Nesta estratégia, colaboração, compras responsáveis, sustentabilidade (social, económica e ambiental) e foco no talento e na liderança são ideias chave. “Uma cadeia de abastecimento de alta performance tem de estar alinhada com a estratégia de negócio”, disse Alan Waller. O grande desafio é a implementação, é onde falta trabalhar. E há mais probabilidade de sucesso quando há envolvimento por parte dos dirigentes da empresa. “O comprometimento do CEO é fundamental”, concluiu o especialista inglês. 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever