No primeiro caso, as duas empresas desenvolveram um projeto para otimizar a rede logística de circulação das paletes entre a CHEP, os fornecedores e as lojas. Com a criação de dois centros de serviço nas plataformas alimentares da Sonae, na Maia e Azambuja, foi possível centralizar as recolhas de paletes CHEP e de caixas IFCO e reduzir o transporte em vazio, as emissões de CO2 e criar 18 novos postos de trabalho. O projeto recebeu o Prémio de Inovação Sonae MC.
A BEL Portugal e o Grupo Luís Simões trabalham em conjunto desde 1999, num processo de colaboração que começou com pequenos passos e projetos pontuais na área do transporte e da armazenagem. Em 2003 a parceria estendeu-se aos produtos internacionais da BEL e no mesmo ano a BEL liberta-se dos seus dois armazéns e a sua operação logística arranca no Centro Logístico do Carregado do GLS. Hoje, ambas as empresas têm em estudo novas melhorias a implementar para otimizar o processo de transporte e logístico.
A sessão terminou com a apresentação de soluções da Linde Material Handling Ibérica e da Zetes Burótica para fomentar a colaboração na cadeia de abastecimento.