Em termos de volume de carga movimentada, todos os aeroportos da ANA registaram perdas, exceto o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que verificou um tímido crescimento de 0,3%.
O aeroporto de Lisboa teve uma queda de 6.1% em termos acumulados (menos 2.815 toneladas de carga manuseada). No universo dos aeroportos sob a égide da ANA Aeroportos, este valor significa 70% do total da descida verificada.
O resultado do mercado doméstico mantém-se praticamente estagnado, enquanto o internacional e União Europeia decresceram -7,9% -3,6% respetivamente. Por seu turno a Europa (não UE), cresceu em termos acumulados 3,8 % sobretudo para a Ucrânia e Turquia (respetivamente 47% e 33% de crescimento acumulado face a igual período de 2011). Salientamos naturalmente a boa prestação em termos de carga aérea da rota Lisboa-Istambul pela Turkish Airlines e as ligações ao continente asiático a partir daí.
As trocas com África verificaram também um valor positivo em termos acumulados (8,9% no final do primeiro semestre). Este valor é proporcional ao crescimento acentuado das trocas com Angola (41.2%) e Moçambique (14.8%). Também aumentaram as trocas com o Mali (mercado de pescado) e com a Argélia. No mercado da zona América do Sul, embora negativo em termos acumulados nos primeiros seis meses do ano, destaque para o crescimento das trocas com a Venezuela, que cresceram 13,3%.
Em termos de transporte de carga aérea através de aviões-camião, o total acumulado, em 2012, é já de 14.808 toneladas, sendo que 63% deste valor foram movimentadas no aeroporto de Lisboa (9.316 toneladas) e os restantes 37% no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto (5.491 toneladas). Considerando um valor total de 81.838 toneladas transportadas entre avião e através de avião-camião, o valor do camião-avião representa 19% do total de carga aérea registada nos aeroportos de Lisboa e Porto.