A Administração do Porto de Lisboa (APL) quer atrair mais carga destinada a Madrid. A estratégia passa por desviar o tráfego de contentores, destinado à capital espanhola, do porto de Valência para o de Lisboa.
Na conferência da Associação Industrial Portuguesa sobre o eixo marítimo galaico-português, o presidente da APL considerou que «os armadores só vão para Valência porque sabem que as ligações terrestres a Madrid são melhores que as de Lisboa».
Apesar de Lisboa ficar mais perto de Madrid, alguns operadores internacionais preferem atracar em Valência, para evitar certas condicionantes. «Um comboio português com mercadorias pára na fronteira para trocar de maquinista», exemplificou Manuel Frasquilho, citado pelo Diário Económico.
Foi assinado um acordo com a Associação Madrid Plataforma Logística que visa inventariar as restrições que existem nas ligações ferroviárias entre Lisboa e Madrid no âmbito do transporte de mercadorias, nomeadamente a nível burocrático.
Para atrair a carga destinada à capital do país vizinho, a APL está também a investir no terminal de contentores de Alcântara. A curto prazo, serão investidos oito milhões de euros na optimização daquele terminal.