Descarbonização

Conheça o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal

Conheça o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal Direitos Reservados

A empresa alemã FlixBus anunciou que vai passar a operar a rota Lisboa-Porto com um autocarro 100% elétrico.

De acordo com o comunicado de imprensa, o autocarro da marca Yutong tem autonomia para cerca de 400 km e irá realizar duas viagens por dia, uma em cada sentido, sete dias por semana. O autocarro vai ainda permitir a poupança de, no mínimo, 150 toneladas de CO2 por ano.

Segundo a nota de imprensa, o autocarro 100% elétrico será carregado no final de cada viagem, sendo que o carregamento demora, em média, 2h45min (dos 20 aos 100%), usando a potência máxima disponível.

O projeto, em parceria com a AV Feirense, conta com o apoio da EDP, que fornece energia através de um ponto de carregamento nas instalações da EDP Labelec em Sacavém.

“Este é o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal, depois de um projeto-piloto que desenvolvemos em 2022, entre o Porto e Bragança. Vai operar entre Lisboa e Porto, naquele que é um dos mais concorridos corredores rodoviários do país. Ainda que pequeno, é um passo histórico para a descarbonização do transporte de passageiros de longa distância em Portugal”, afirmou Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus em Portugal.

“É com orgulho que somos parceiros da Flixbus e contribuímos para evitar emissões de carbono numa das rotas mais utilizadas diariamente no nosso país. É fundamental que haja cada vez mais parcerias entre empresas que querem contribuir para uma mobilidade sustentável em Portugal”, destacou Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade.

De acordo com a nota de imprensa, a FlixBus testou há dois anos o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico em Portugal, “mas este acabou por fazer menos viagens do que as inicialmente previstas, já que não havia condições para o seu carregamento”.

“É impossível, para um investimento desta dimensão, levarmos seis ou oito horas a fazer uma carga completa. É um fator que tem de ser considerado em futuros investimentos nas redes de carregamentos para veículos pesados”, defendeu o responsável da FlixBus.

Segundo a empresa alemã, este novo autocarro 100% elétrico insere-se no compromisso da Flix de descarbonização total da frota na Europa até 2040.

Neste sentido, a Flix afirmou ainda estar comprometida com a iniciativa SBTi (Science-Based Target initiative), a fim de dispor de um quadro universal e cientificamente definido para avaliar os progressos das metas de descarbonização.

Desta forna, estas metas a curto prazo exigem que, até 2032, a Flix reduza as emissões de âmbito 1 e 2 (ou seja, as diretamente geradas pela Flix) em cerca de 54%, e a intensidade das nossas emissões de âmbito 3 (ou seja, as associadas à frota dos nossos parceiros de autocarros) em cerca de 41%.

“Uma vez que os objetivos de âmbito 3 são os que terão um maior impacto, é fundamental que se aumente a utilização de tecnologias e combustíveis alternativos para minimizar progressivamente a pegada de carbono da frota dos seus parceiros”, explicou a comunicação.

 

 

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