O dstgroup, através do projeto ‘PAB_LivingLab – Vive a Descarbonização no Parque Adão Barata’, em Loures, anunciou ter já evitado mais de 19 toneladas de carbono numa solução end-to-end de suporte para a implementação da Comunidade de Energia Renovável (CER) do laboratório vivo.
De acordo com o comunicado de imprensa enviado às redações, a CER é composta por quatro membros: dois prosumers (Palácio e Parque Adão Barata) e dois consumer (Pavilhão de Macau e Fonte de Loures), sendo que, nesta CER, um dos membros possui baterias de segunda-vida.
Foi também desenvolvido um sistema de monitorização da qualidade do ar, que analisa parâmetros como CO, NO2, O3, partículas, ruído, temperatura e humidade, “permitindo descobrir a melhor altura do dia ou semana para fazer exercício físico, através de um quiosque multimédia”, explica o comunicado.
No âmbito da Mobilidade Sustentável, foi também desenvolvido um sistema de Smart Parking onde foram instalados sensores eletromagnéticos que detetam a presença de veículos por lugar de estacionamento, bem como infraestruturas capazes de proporcionar informação sobre o trânsito e o estacionamento de automóveis, reduzindo a sua afluência no PAB. Ainda neste pilar, foi instalada uma doca com um equipamento de contabilização e sensorização das bicicletas estacionadas no parque.
“O objetivo primordial deste projeto foi o da promoção de ações de descarbonização, com base em experimentação de soluções tecnológicas nos eixos de economia circular, mobilidade, energia e edifícios, bem como o envolvimento dos cidadãos no processo, para um futuro mais sustentável, em prol dos Objetivos 11 e 13 da Agenda 2030”, explicou Raul Bordalo Junqueiro, Head of SmartCities and Business Development, do dstgroup.
Relativamente ao eixo dos edifícios, o PAB_LivingLab tem, a nível nacional, o primeiro edifício público inteligente, suportado por um Digital Twin, que simula um modelo de baixo carbono do edifício, agregando informação BIM e de sensorização/IoT, no Palácio dos Marqueses da Praia e em Monforte.
“O dstgroup, juntamente com o município de Loures e restante consórcio, promoveu boas práticas da Comissão Europeia ao nível de soluções clean tech enquadradas nas políticas #europeangreendeal fomentando a aceleração da “Twin Transition”, – que representa a convergência da transição verde e da transição digital na Europa”, acrescentou Raul Bordalo Junqueiro.
Também se desenvolveu uma plataforma SmartCity que agrega todos os dados dos sensores implementados nos diferentes eixos de atuação do PAB_LivingLab: economia circular, mobilidade, energia e edifícios.
Segundo a nota de imprensa, as soluções para a descarbonização, testadas com sucesso no PAB_LivingLab, podem vir a ser aplicadas a outras freguesias de Loures, mas também a nível nacional e internacional.