O BMW Group e a Toyota Motor Corporation uniram-se com o intuito de trazer para as estradas um novo veículo elétrico a célula de combustível (FCEV) de hidrogénio de produção em série.
De acordo com o comunicado de imprensa, a BMW vai lançar o primeiro modelo de produção movido a hidrogénio em 2028. Após testar, com sucesso, a frota piloto do BMW iX5 Hydrogen mundialmente, o BMW Group preparar-se para a produção em série de veículos com sistemas de propulsão a hidrogénio, com base na tecnologia de propulsão de próxima geração que será desenvolvida em conjunto com a Toyota.
Estes modelos de produção em série serão integrados na atual gama de veículos da BMW, oferecendo uma variante adicional de sistema de propulsão elétrico alimentado por uma célula de combustível de hidrogénio, explica a comunicação.
“Este é um marco na história automóvel: o primeiro veículo de produção em série com célula de combustível a ser oferecido por um fabricante premium global. Movido a hidrogénio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, este veículo sublinhará como o progresso tecnológico está a moldar a mobilidade do futuro”, afirmou Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, acrescentando que esta inovação “anunciará uma era de procura significativa por veículos elétricos a célula de combustível”.
Segundo a nota de imprensa, o caminho para concretizar o potencial completo da mobilidade a hidrogénio inclui a sua utilização em veículos ligeiros de passageiros e a criação de uma infraestrutura de reabastecimento para todas as aplicações de mobilidade.
Tendo em conta a complexidade destas tecnologias, ambas as marcas afirmam apoiar a expansão tanto da infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio quanto a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos a bateria. Além disso, também defendem a criação de um quadro favorável por parte de governos e investidores para facilitar a mobilidade a hidrogénio e assegurar a sua viabilidade económica.