As autoridades alemãs aprovaram a utilização do camião Mercedes-Benz GenH2 com células de combustível de hidrogénio em estradas públicas. Em comunicado, a Daimler Truck recorda que começou em abril deste ano a conduzir testes nas suas pistas de teste. Agora, os testes vão ser expandidos para estradas públicas, ou seja, na estrada B462 perto de Rastatt.
Nessa mesma estrada, no âmbito do projeto eWayBW, o transporte será eletrificado para testar camiões de catenária em funcionamento. O projeto incluirá também testes comparativos do eActros Mercedes-Benz puramente elétrico com os camiões de catenária e camiões de células de combustível de outros fabricantes. A Daimler Truck não tem planos para camiões de catenária.
Os primeiros camiões GenH2 deverão ser entregues aos clientes a partir de 2027. A Daimler Truck tem a abição de oferecer apenas novos veículos neutros em carbono na operação “tank-to-wheel” na Europa, Japão e América do Norte até 2039. Para atingir este objetivo, a Daimler Truck está a eletrificar os seus veículos e a seguir uma estratégia de duas vias com a utilização de sistemas de acionamento alimentados a bateria ou com base em hidrogénio.