Relativamente a 2014, e no mesmo setor de negócio o tráfego da área de Expresso e Encomendas cresceu 9% em 2014 e os rendimentos decresceram 0,4% para 129M€. De acordo com Francisco Lacerda, os CTT registaram, em 2014, um tráfego de 13,8 milhões de objetos, mais 13,4% do que no anterior no mercado português.
Em Espanha, o trafego foi de 13,7 milhões de objetos, o que representa um crescimento de 4,3% face a 2013. “O crescimento do tráfego neste mercado nos últimos três meses de 2014, relativamente ao período homólogo do ano anterior foi de 10,7%, evidenciando um maior dinamismo do negócio relativamente ao verificado nos primeiros 9 meses do ano”. O responsável indicou que esta evolução se deve à recuperação, no último trimestre, do tráfego perdido no início do ano pela saída de dois importantes franchisados”.
Área específica para e-commerce
De acordo com os CTT, “tendo em conta a crescente importância do comércio eletrónico foi criada em 2014 na dependência direta da Comissão Executiva uma nova área denominada “e-comerce” que tem por missão garantir que os CTT são promotores e beneficiários do desenvolvimento do e-commerce na Península Ibérica, especialmente no last mile.
Recorde-se que os CTT apresentaram, esta quarta-feira, um crescimento de 2,4% nos resultados operacionais totais, invertendo cinco anos de declínio. A empresa teve um forte crescimento do EBITDA recorrente para os 135,1M€, aumento de 9,9%, e do resultado líquido para 77,2M€, um crescimento de 26,5 se comparado com os 61M€ de 2013).