A Dachser acaba de reforçar a conexão entre a Europa e a Ásia com um reforço das ligações ferroviárias entre os dois continentes. De acordo com a empresa, “a utilização quer da rota transiberiana quer da ‘Nova Rota de Seda’ (no continente asiático) irá permitir ganhar até 12 dias no transporte de mercadorias, comparativamente à duração do percurso realizado, até então, por via marítima.”
A utilização do transporte ferroviário, em detrimento do aéreo, integra, também, um conjunto de vantagens, nomeadamente no que se refere à redução de emissão de gases CO2 (uma diminuição que pode atingir os 90%), refere a Dachser. Para Thomas Krüger, managing director Air & Sea Logistics EMEA da Dachser, “as ligações ferroviárias são sempre uma excelente opção quando a conexão marítima ou aérea é demasiado lenta ou dispendiosa”.
Refira-se que a Dachser organiza o transporte terrestre das mercadorias apoiando-se na sua rede de 431 filiais presentes em 37 países na Europa, quer se trate de grupagem marítima (LCL) quer se trate de contentor completo (FCL). As cargas são consolidadas num dos quatro terminais ferroviários europeus – Duisburgo, Hamburgo, Varsóvia e Viena/Bratislava – e, aí, carregadas em contentores para posterior entrega ao operador ferroviário. Por fim, os contentores partem numa viagem de cerca de 11 mil quilómetros. O comboio pode seguir pela rota sul (Nova Rota de Seda) – atravessando países como Bielorrússia, Rússia e Cazaquistão – ou, então, avançar pela rota norte (via transiberiana), cruzando a Bielorrússia e a Sibéria.
No terminal ferroviário de destino, localizado na China rural, a Dachser assegura a gestão dos trâmites aduaneiros e organiza o posterior transporte para todo o continente asiático, através da sua rede de transporte Air & Sea Logistics – que conta com 49 escritórios em 11 países na região do Pacífico Asiático. O serviço de transporte ferroviário da Dachser (Dachser Rail Services) é oferecido em ambos os sentidos, desde a China até à Europa, assim como da Europa para a China. Este serviço é coordenado por equipas especializadas da Dachser, a partir dos escritórios de Xangai, Shenzhen e Hamburgo.