Através de comunicado assinado por José António Afonso, responsável do segmento Commercial Building da Eaton, a empresa fez saber estar de acordo com o projeto recentemente lançado pela UE relativa a Alternative Fuels Infraesctrute Regulations.
Segundo o explicado pelo responsável da Eaton, “se for suficientemente implantada, a infraestrutura de carregamento de VE bidirecional reduzirá o custo total da propriedade de VE e os custos de reforço da rede, suavizando os picos de carga. Por conseguinte, a Eaton valoriza positivamente o projeto da UE sobre The Alternative Fuels Infrastructure Regulations (AFIR), que exige que todos os carregadores de acesso público sejam capazes de suportar aplicações veículo-a-rede (V2G)”.
Salvaguarda, porém, este responsável que “para que os benefícios do sistema de carregamento bidirecional possam ser plenamente realizados, os carregadores V2G precisam de ser implantados na UE”, deixando depois um alerta.
“Finalmente, é essencial que os proprietários de veículos e edifícios recebam uma remuneração justa pelos serviços de alimentação da rede que prestam aos comerciantes através do desenvolvimento de mercados de flexibilidade abertos e não discriminatórios em toda a Europa. À medida que a aceitação dos veículos elétricos acelera em toda a Europa, a necessidade de reformar os códigos que regem o fornecimento de eletricidade para permitir o desenvolvimento destes mercados tornar-se-á mais urgente”, conclui-se.