Descarbonização

Emirates é a primeira companhia aérea a aderir à coligação global Move to -15°C

Emirates é a primeira companhia aérea a aderir à coligação global Move to -15°C Direitos Reservados

A Emirates tornou-se na primeira companhia aérea a aderir à coligação global Move to -15°C, comprometendo-se a partilhar a sua experiência no transporte de bens perecíveis para impulsionar esta iniciativa.

De acordo com o comunicado de imprensa, a Emirates vai colaborar para aplicar e promover as melhores práticas na gestão e transporte de produtos a temperaturas extremamente baixas, contribuindo para transformar o setor e estabelecer novas referências para o futuro.

Lançada pela primeira vez na COP28, realizada nos Emirados Árabes Unidos no ano passado, tem como objetivo redefinir os padrões de temperatura para alimentos congelados e reduzir o consumo de energia na cadeia de fornecimento de alimentos congelados, explica a comunicação.

A proposta inicial sugere que uma redução de três graus Celsius na temperatura de transporte pode gerar um impacto ambiental significativo, sem comprometer a qualidade ou segurança dos alimentos.

Desta forma, a coligação, que reúne parceiros de diversas indústrias, vai investigar a implementação prática dessa pesquisa, promovendo a partilha de dados e a revisão das operações, sendo o envolvimento com formuladores de políticas e reguladores “essencial para consciencializar e defender esta causa, impulsionando mudanças sustentáveis e eficientes no setor”, avança a Emirates.

Segundo a nota de imprensa, os bens perecíveis representam a maior unidade de negócio da Emirates SkyCargo em termos de volume, com o transporte diário entre 900 e 1.000 toneladas de alimentos frescos.

“A iniciativa Move to -15°C representa uma oportunidade para repensar a logística alimentar, reunindo parceiros para avançar com novas tecnologias, equipamentos, embalagens e processos. Estamos comprometidos em partilhar a nossa experiência para impulsionar mudanças no setor e gerar um impacto ambiental positivo”, afirmou Dennis Lister, Vice-Presidente Sénior de Produto e Inovação da Emirates SkyCargo.

Já para Thomas Eskesen, Presidente da Coligação Move to -15°C, “a indústria aérea desempenha um papel vital na cadeia global de frio, e contar com uma companhia aérea líder como a Emirates representa um avanço significativo para nós. Uma ação climática ambiciosa em toda a complexa cadeia de fornecimento de alimentos congelados – que inclui a produção de alimentos, portos, transporte marítimo, rodoviário, ferroviário e aéreo, armazenamento a frio e retalho – só é possível através da colaboração entre setores”.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever