Mobilidade

EUA instala mais de 1.000 novas estações de carregamento de veículos elétricos no segundo semestre de 2023

EUA instala mais de 1.000 novas estações de carregamento de veículos elétricos no segundo semestre de 2023 iStock

Os Estados Unidos da América (EUA) instalaram cerca 1.100 novas estações públicas de carregamento rápido de veículos elétricos no segundo semestre de 2023, o que representa um aumento de 16%, de acordo com uma análise da Bloomberg Green.

Estes resultados significam que existe um posto de carregamento para cada 16 ou mais postos de gasolina no país.

De acordo com a Bloomberg, está a registar-se um crescimento recente dos pontos de carregamento porque não está só a ocorrer em áreas com altas taxas de adoção de veículos elétricos, mas um pouco por todo o país. Idaho, por exemplo, instalou 12 novas estações de carregamento rápido durante o segundo semestre do ano passado.

Coletivamente, os estados de Alabama, Arkansas, Mississippi e Tennessee receberam 56 novas estações de carregamento rápido no segundo semestre de 2023. Atualmente, Flórida, Washington, Geórgia, Califórnia e o Texas são os estados que registam um maior número de pontos de carregamento.

Albert Gore, diretor executivo da Zero Emission Transportation Association, afirma que “muitos motoristas não perceberam quantos postos de recarga estão próximos simplesmente porque os locais não são tão percetíveis quanto os postos de gasolina, até porque quem carrega um veículo elétrico em casa, por exemplo, raramente vai procurar um posto público”.

De acordo com a notícia, em anos anteriores, os carregadores de veículos elétricos foram adicionados, principalmente, por empresas com fins lucrativos. No entanto, em 2024, antecipa-se que os estados comecem a aplicar cerca 5 mil milhões de euros em dinheiro de ajuda federal para garantir que “a rede de carregadores seja tão densa que adotar um veículo elétrico seja uma tarefa fácil”.

O objetivo do Programa Nacional de Infraestrutura de Veículos Elétricos dos EUA é ter, no mínimo, um posto público de carregamento rápido a cada 50 quilómetros ao longo das principais vias dos EUA.

“Estamos realmente confiantes de que a infraestrutura de carregamento não será uma restrição à implantação de veículos elétricos nos Estados Unidos”, adiantou Albert Gore.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever