Mobilidade

Portugal é o 13ª país mais bem preparado globalmente para os veículos elétricos 

Portugal é o 13ª país mais bem preparado globalmente para os veículos elétricos 

A Euromonitor International revela que Portugal é o 13º entre 40 países que está mais bem preparado para a transição dos veículos elétricos. A posição de Portugal desceu seis posições face a 2022. Noruega, Suíça e Suécia lideram o ranking,

Analisando os resultados portugueses, Portugal está mais bem posicionado na maturidade do mercado (72 pontos em 100), seguido da maturidade da infraestrutura (67), poder de gasto do consumidor (54) e, finalmente, custo de propriedade (40).

Do outro lado da moeda, o Brasil, a África do Sul e a Índia são os países menos preparados, devido a incentivos governamentais limitados, rendimentos baixos e falta de estações de carregamento públicas. O registo de novos veículos elétricos nestes três países, coletivamente, foi de menos de 1% em 2022.

Os novos registos de veículos elétricos deverão expandir 19% globalmente e atingir as 13 milhões de unidades em 2023. No entanto, o crescimento das vendas está a diminuir. Em 2021, o mercado viu um crescimento de 105% com 6,5 milhões de novos registos. Em 2022, foi registado um crescimento de 68% com a expansão do mercado para 11 milhões de unidades.

“O aumento da concorrência no mercado de veículos elétricos e os consequentes cortes de preços estão a ajudar a atrair mais compradores, no entanto, enquanto o crescimento no mercado de veículos elétricos continua, ele a desacelerar, à medida que a maturidade do mercado e a saturação de veículos elétricos aumenta. Além disso, o agravamento das condições económicas, a crise do custo de vida e as taxas de juro mais elevadas estão a dificultar a compra de veículos novos por parte dos consumidores”, concluiu Fransua Vytautas Razvadauskas, Insights Manager, Mobility na Euromonitor International.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever