A Agência Internacional de Energia (AIE) revela que os veículos elétricos compuseram 14% do total de vendas mundiais de carros em 2022 (um crescimento face aos 4% em 2020). O ano passado foi um ano recorde para a indústria automóvel verde, com mais de dez milhões de carros elétricos vendidos.
A projeção da AIE antecipa que, em 2023, o mercado dos veículos elétricos cresça 35%, alcançando os 14 milhões de veículos vendidos. Desta maneira, os veículos elétricos irão ter uma quota de mercado de 18% este ano.
“Os veículos elétricos são uma das forças motrizes da nova economia global de energia que está a emergir rapidamente – e estão a provocar uma transformação histórica da indústria de fabrico de automóveis em todo o mundo”, disse o diretor executivo da AIE, Fatih Birol.
A esmagadora maioria das vendas de carros elétricos até à data concentra-se principalmente em três mercados – China, Europa e Estados Unidos da América. A China é a líder, com uma quota de 60% das vendas globais. Atualmente, mais da metade de todos os carros elétricos nas estradas em todo o mundo estão na China. A Europa e os EUA registaram um forte crescimento em 2022, com as vendas a aumentarem 15% e 55%, respetivamente.
O novo relatório destaca que os projetos de fabrico de baterias anunciados serão mais do que suficientes para atender à procura por veículos elétricos até 2030, num cenário de neutralidade carbónica até 2050. No entanto, o fabrico continuará concentrado na China. No ano passado, mais de 35% das exportações globais de veículos elétricos vieram deste país asiático.
Mais de um milhão de veículos elétricos registados no 1º trimestre na Europa
O primeiro trimestre de 2023 foi marcado pelo registo de mais de um milhão de veículos elétricos ligeiros na Europa. Março foi o mês líder, com quase meio milhão, de acordo com os dados da Finbold. Entre janeiro e março, o número de registos aumentou 52,84%.
Os híbridos foram os mais registados, com mais de 600 mil registos. De seguida estão os veículos a bateria elétrico (cerca de 320 mil) e os híbridos plug-in (cerca de 189 mil).