De acordo com um estudo da Capgemini, Cars Online 10/11 já na sua 12.ª edição, 41% dos dos inquiridos provenientes de países com mercados automóveis maduros revelou querer comprar carros pela Internet, face aos 33% dos inquiridos com origem em países onde o mercado automóvel ainda é recente, como o Brasil, Índia e China.
De entre as características mais importantes disponibilizadas online, destacam-se as informações de preços (47%) a informação detalhada sobre os carros (32%) e a possibilidade de comparar características dos veículos (21%).
O estudo indica ainda que 36% dos inquiridos escolhem comprar online porque esperam ter descontos de preço, e 30% preferem esta via pela facilidade e rapidez nas transacções. Para contrapor esta tendência de mercado, os consumidores apontam a impossibilidade de efectuar um test drive, quando se faz a compra de um carro na Internet, como a principal desvantagem (45%).
O estudo revelou também um decréscimo nas intenções de compra de carros relativamente ao ano transacto. 73% dos entrevistados afirmaram ter intenção de comprar um novo carro, uma descida de 4 pontos percentuais relativamente a 2009. Por outro lado registou-se que 84% dos inquiridos, provenientes de países onde o mercado automóvel é ainda recente, têm intenções de adquirir um veículo, uma marca que ultrapassa largamente os entrevistados provenientes de países onde o mercado automóvel está estabelecido (61%).
Relativamente aos factores que mais influenciam a compra de um carro, a “confiança na marca” é o factor que lidera registando 89% de importância, numa escala de importância pré-definida, para os inquiridos de mercados automóveis maduros. A percentagem chega aos 90% para os de mercados automóveis recentes. A este seguem-se os factores da “segurança”, “preço do veículo” e os “consumos” do carro, com 89, 86 e 82% de importância, respectivamente, por parte dos inquiridos provenientes de mercados maduros, e 91, 85, 84% respectivamente, dos inquiridos de mercados recentes.
A maior diferença que se regista entre estes dois mercados situa-se no factor “carros híbridos ou com outros consumos alternativos”, onde os inquiridos de países com mercado automóvel maduros situam esta variável em 36% da escala de importância, ao passo que no outro mercado a mesma situa-se nos 66%.