Portos

Expansão do Terminal XXI de Sines com investimento privado de 547 milhões de euros

Expansão do Terminal XXI de Sines com investimento privado de 547 milhões de euros

Foi dado mais um importante passo na concretização da “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026”, aprovada pelo XXI Governo Constitucional através da RCM n.º 175/2017, de 24 de novembro de 2017, na componente prevista para o Porto de Sines, com o acordo assinado na passada semana, que permitirá a concretização da 3.ª fase de expansão do Terminal XXI.

Este acordo, assinado no seio da comissão de negociação nomeada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, representa um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pelo concessionário PSA Sines, ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respetivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores.

Com estes investimentos, o Terminal XXI passará a oferecer uma frente de cais de 1.950 metros, repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, no sentido de possibilitar a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração.

Expansão do Terminal XXI de Sines com investimento privado de 547 milhões de euros

Também a área de armazenagem passará dos atuais 42 hectares para 60 hectares, permitindo aumentar a capacidade instalada dos atuais 2,3 milhões de TEU para 4,1 milhões. Neste âmbito, serão ainda instaladas mais 9 gruas “super post-panamax”, 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores.

O Terminal XXI é atualmente o maior empregador da região, com mais de mil postos de trabalho, sendo que este acordo virá reforçar a criação emprego, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país.

Este acordo coloca o Porto de Sines como um dos principais portos de nível mundial e particularmente do “West Med”, em termos de oferta portuária no segmento da carga contentorizada, garantindo capacidade para competir e atrair novas cargas e clientes, das cadeias logísticas globais, reforçando o posicionamento de Sines no contexto marítimo-portuário internacional.

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