O Green Dock não é um projeto novo. Nascido em meados deste ano, quando a criação do novo Haropa Port foi entregue à Goodman, este será um parque logístico do futuro, a 5 km do centro de Paris e às portas (20km) do aeroporto Charles de Gaulle. Terá 90 mil metros quadrados, quatro níveis de construção, ligação multimodal, incluindo entregas de última milha e transporte para o centro da cidade via rio Sena.
Pretendendo ser um porto marítimo e fluvial, o seu principal objetivo é desenvolver um conceito de logística descarbonizada, “ com 250 empresas dos mais diversos setores a já terem escolhido esta área em função da localização do porto e da oferta multimodal, que inclui a combinação dos modais fluvial, marítimo, ferroviário, oleoduto e rodoviário.”
“O GREEN DOCK permitirá que as empresas de distribuição urbana forneçam entregas de last-mile e desenvolvam o transporte fluvial para o interior da capital francesa”, explica-se em comunicado publicado na página da empresa vencedora do concurso.
“A abordagem de Goodman utilizou uma equipe multidisciplinar para conceituar este local multimodal de primeira linha, combinando modularidade e um projeto ecológico contemporâneo. As linhas arquitetónicas modernas de sua fachada serão construídas com materiais naturais reciclados, incluindo madeira e concreto, para integrar o local aos arredores do rio Sena. A estrutura do edifício foi pensada para total flexibilidade e permitirá que as áreas de trabalho evoluam de acordo com as necessidades dos ocupantes”, explica-se para terminar.