O Grupo Torrestir registou no ano passado um crescimento de 34% em relação a 2008, com um valor de vendas a rondar os 97 milhões de euros.
O crescimento verificou-se sobretudo nas áreas da distribuição e logística. O grupo viu ainda aumentar o valor de vendas das subsidiárias Torrestir Espanha e Alemanha, em 19% e 7% respectivamente.
A Torrestir implementou, em 2009, uma estratégia ao nível da redução de custos e da formação dos colaboradores, com destaque para a condução defensiva, que veio permitir uma redução significativa do consumo de combustível, bem como do registo de acidentes.
O grupo aumentou recentemente a sua frota através da aquisição de 200 viaturas, naquele que foi um investimento de 7 milhões de euros que visa reforçar a actividade da empresa no sector do transporte rodoviário de mercadoria global, quer a nível nacional como internacional.
«O principal objectivo é apoiar e reforçar a competitividade dos nossos clientes, colocando ao seu dispor a nossa experiência, profissionalismo e os melhores meios. Procurando responder com eficácia, qualidade e rapidez às suas necessidades», disse Fernando Manuel Torres, business manager do grupo Torrestir.
Actualmente, o grupo encontra-se em fase de arranque em Angola e quer replicar o negócio em Espanha, no Brasil e na Europa de Leste, mercados onde está à procura de oportunidade de entrada por aquisição.
«Em Espanha, o nosso projecto passa pela aquisição de uma distribuidora porta-a-porta que faça cobertura de oportunidades de entrada por aquisição. Já estudámos várias empresas, mas ainda não encontrámos a ideal», explicou o Romeu Torres, ao Jornal de Negócios.
No caso do Leste europeu, o grupo pretende começar com uma operação menor tendo sido feita prospecção na Polónia e na Roménia. A empresa encontra-se ainda a fazer prospecção no Brasil, país onde ainda não sabem se irão arrancar do zero ou através de uma aquisição.
A Torrestir avançou entretanto para Angola, em parceria com o Grupo Paulo Duarte, através da criação da empresa de transportes e logística Torrestir & Paulo Duarte.