Metade dos portugueses tem intenção de mudar para um veículo elétrico, de acordo com os dados do Observador Cetelem Automóvel 2020.
O relatório detalha que, em Portugal, 52% dos inquiridos pondera a aquisição de veículos híbridos e 46% considera a escolha de veículos elétricos.
Este número representa a crescente consciência ambiental que se reflete também na culpabilização dos automóveis como principal fonte de poluição por parte de 66% dos inquiridos globais.
Os portugueses estão em 5º lugar no top de países com esta opinião, com 75% dos inquiridos no país a considerarem os automóveis a principal fonte de poluição. O top é liderado pela Turquia (89%) e China (83%).
Apesar desta opinião, a intenção global de comprar um automóvel a gasolina continua a aparecer no topo (59%) das preferências. Ainda assim, a intenção de aquisição de modelos híbridos, e até totalmente elétricos, apresenta um aumento (49% e 33%, respetivamente). Esta abertura em relação aos veículos aos híbridos (55%) e elétricos (39%) é particularmente visível nas áreas urbanas. Por sua vez, o domínio do diesel parece visto o seu fim em termos intenção de compra (32%).
Em geral, três quartos dos inquiridos estão preocupados com a situação ambiental e admitem alterar os seus hábitos de consumo. Os mais consciencializados são os italianos (90%), espanhóis (88%) e turcos (87%).
Portugal está acima da média global (75%) e europeia (76%), com 83% dos portugueses a admitir esta preocupação e a assumir uma alteração nos hábitos de consumo, especificamente na escolha do automóvel.