O processo de ‘eletrificação’ da gama de produtos da Opel continua a bom ritmo, com o modelo comercial Vivaro a receber, em 2020, uma nova variante com motorização elétrica, com duas versões de baterias com capacidades diferentes no sentido de melhor se ajustar às necessidades de diversas utilizações empresariais.
O novo Opel Vívaro-e oferecerá à escolha uma bateria de 50 kWh de capacidade, capaz de garantir autonomia até 200 quilómetros, ou uma de 75 kWh, para autonomia até 300 km (nova norma WLTP).
O Opel Vívaro-e assenta na versátil plataforma EMP2 do grupo, que permite recorrer tanto a motorizações convencionais como a sistemas de propulsão elétrica. O Vívaro-e alarga a oferta de veículos comerciais particularmente eficientes da Opel.
O próximo comercial elétrico da marca alemã será o Opel Combo-e, cujo lançamento está agendado para 2021.
“Em 2024, todos os modelos da Opel estarão ‘eletrificados’”, revela o CEO da Opel, Michael Lohscheller. “Os nossos clientes poderão, então, escolher uma variante elétrica em cada modelo. Veículos comerciais eletrificados tornar-se-ão especialmente relevantes na ótica ‘last mile’ em áreas urbanas, por exemplo no transporte de pessoas ou na entrega de mercadorias. Por essa razão, estou muito satisfeito com a disponibilidade do Vívaro-e já a partir do próximo ano, enquanto as versões eletrificadas do Combo Life, do Combo Cargo e do Zafira Life chegarão em 2021”.
De referir que a primeira geração Vivaro surge em 2001, tendo estado à venda até 2014, principalmente nas variantes de passageiros, de furgão comercial e de chassis-cabina. A Opel vendeu mais de 650.000 unidades neste período.
A marca alemã lançou a segunda geração em 2014, vindo a comercializar cerca de 310.000 unidades até meados de 2019.
O Opel Vívaro número três chegou aos concessionários em 2019. O comercial ligeiro multifuncional está disponível em carroçarias com três comprimentos diferentes: 4,60 m, 4,95 m e 5,30 m. Por comparação com o modelo anterior, a nova geração Vívaro oferece mais 200 kg de capacidade de carga (até um total de 1400 kg) e consegue rebocar mais 500 kg (capacidade de reboque de 2500 kg). A maior parte das versões mede 1,90 m, podendo, assim, aceder a parques de estacionamento interiores.
O Vívaro dispõe de numerosos sistemas de assistência à condução, desde o controlo de tração IntelliGrip e câmara traseira 180º, até à opção de vários dispositivos de infoentretenimento multimedia. Outros equipamentos como portas de correr controladas por sensores são particularmente úteis na utilização diária.