A Opel aposta no seu primeiro veículo comercial totalmente elétrico, ideal para a entrega de bens e serviços “zero emissões”. O Vivaro-e, diz o construtor alemão, vai para além do “último quilómetro”.
O Opel Vivaro-e é o primeiro veículo comercial totalmente elétrico do construtor alemão e chega ao mercado numa altura em que a entrega de bens e serviços “zero emissões” é já indispensável em muitas áreas. Disponível em três comprimentos e diversas variantes de carroçaria, a bateria do novo Vivaro-e elétrico permite que os profissionais beneficiem de uma mobilidade porta a porta sem compromissos, muito para além do “último quilómetro”. O novo Veículo Comercial Ligeiro (VCL) da Opel é produzido na mesma fábrica e nas mesmas linhas das versões com motores diesel.
“Sendo o primeiro veículo comercial ligeiro totalmente elétrico a surgir no segmento dos furgões de dimensão média e com uma autonomia até 330 quilómetros no ciclo WLTP, o novo Opel Vivaro-e estabelece a referência em termos de facilidade de condução, fiabilidade e profissionalismo”, refere Michael Lohscheller, CEO da Opel.
Sendo tão versátil e flexível como qualquer outra versão da gama Vivaro, o Vivaro-e apresenta-se com capacidades de carga úteis comparáveis às dos VCL com motores de combustão interna: com 1.275 kg, o Vivaro-e conta com uma capacidade de carga útil quase tão generosa como as versões Cargo L1 2.0 diesel (carga máxima de 1.405 kg).
Os clientes do Vivaro-e podem eleger entre duas opções de baterias de iões de lítio, em função das suas necessidades: com 75 kWh para um máximo de 330 quilómetros de autonomia, ou, para quem faz uma utilização diária menos intensiva, com 50 kWh para uma autonomia máxima de 230 quilómetros (WLTP em ambos os casos). As baterias são formadas por 27 e 18 módulos, respetivamente. Dado que a versão elétrica a bateria estava planeada desde o início da conceção do novo Vivaro, as baterias estão alojadas sob o espaço de carga, de forma a não comprometerem a utilização.
Um sofisticado sistema de travagem regenerativa, que recupera a energia produzida em travagem ou desaceleração, aumenta ainda mais a eficiência.
Com 136 cv (100 kW) e 260 Nm de binário no sistema de propulsão elétrica, o Vivaro-e é capaz de atingir uma velocidade máxima de 130 km/h, controlada eletronicamente. A bateria localizada sob o compartimento de carga reduz ainda mais o centro de gravidade, o que beneficia a estabilidade do Vivaro-e em curva e face aos ventos laterais, mesmo quando totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para um maior prazer de condução.
Mobilidade elétrica simplificada com serviços
Cumprindo a sua função de parceiro de confiança para grandes e pequenas frotas, profissionais e empresas, o Vivaro-e é tão fácil de carregar como de utilizar. Recorrendo a uma wall box, a um posto de carregamento rápido ou mesmo a um cabo de carregamento ligado a uma tomada doméstica, se necessário, todos os Vivaro-e estão preparados para diversas opções de carregamento.
Utilizando um posto de carregamento público de 100 kW DC, o carregamento da bateria de 50 kWh até um patamar de 80% leva cerca de 30 minutos (45 minutos se bateria de 75 kWh). A Opel oferece carregadores a bordo que asseguram que os carregamentos se realizam no mais curto espaço de tempo e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000km) tenha uma vida útil longa. No mercado português, o Vivaro-e contará com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, de série.
A vasta oferta de cabos e wall boxes garante que os clientes do Vivaro-e podem encontrar e utilizar os postos de carregamento em praticamente todo o lado.
Para tornar a utilização do Vivaro-e ainda mais fácil, o “OpelConnect”, a app “myOpel” e os “Free2Move Services” – marca de mobilidade do Groupe PSA – oferecem soluções especiais para veículos elétricos, disponíveis através de apps.
A função “Charge My Car” da app “Free2Move Services” permite o acesso a mais de 140.000 pontos de carregamento em toda a Europa e inclui o processo de pagamento. Para ser ainda mais fácil aos clientes escolher o ponto de carregamento correto, a app “Free2Move Services” faz uma pré-seleção com base na distância até esse ponto, na velocidade de carregamento e no preço da carga em vigor nas opções possíveis de carregamento público.
Com as funções de controlo remoto (e-remote) “OpelConnect”, os clientes podem utilizar os seus smartphones para verificar o estado de carga da bateria ou programar o sistema de ar condicionado e os tempos de carregamento.
Além disso, o portfólio “OpelConnect” abrange chamadas de emergência eCall e de assistência e inúmeros outros serviços, como o estado e informações do veículo. A função LIVE Navigation oferece informações de tráfego online em tempo real.
Um VEB para todas as tarefas
A Opel concebeu o Vivaro-e de formar a corresponder às mais variadas necessidades dos clientes, incluindo cabine dupla, chassis-cabine e transporte de passageiros, com carga útil de até 1.275 kg e peso bruto entre 2.800 e 3.100 kg. A versão “L1” de 4,6 metros, particularmente compacta, preenche a gama entre os segmentos de furgão e de transporte de passageiros. Com um diâmetro de viragem de apenas 11,3 m, é também muito ágil em espaços apertados. Como a maioria das variantes tem cerca de 1,90 m de altura, o Vivaro-e pode aceder a estacionamentos subterrâneos, ou a centros comerciais, com tetos baixos.
Graças ao prático sistema FlexCargo, com o carregamento possível do lado do passageiro dianteiro, a capacidade de carga de 4,6 m3 da versão “S” aumenta para 5,1 m3. Isto permite o transporte de objetos com um comprimento máximo de 3,32 m.
As versões “L2” (4,95 m) e “L3” (5,30 m) têm capacidades máximas de carga de 5,8 e 6,6 m3, respetivamente. Escadas ou painéis com um máximo de 3,67 ou 4,02 m de comprimento podem ser alojados em segurança, enquanto que os numerosos espaços de arrumação no habitáculo (com travão de estacionamento elétrico) acomodam confortavelmente os mais variados objetos de menores dimensões.
As portas laterais deslizantes e as amplas portas traseiras do Vivaro-e conferem um acesso sem restrições à zona de carga ou ao compartimento de passageiros. Especialmente práticas, as portas laterais de correr elétricas abrem automaticamente: basta um movimento com o pé para abrir as portas, a partir do exterior do veículo.
Assistentes não faltam
À semelhança dos seus irmãos com motores de combustão interna, o Vivaro-e oferece uma gama ampla de sistemas de assistência ao condutor, que reforçam a segurança dos profissionais. Além do Head Up Display, o Vivaro-e inclui o Alerta de Desvio de Trajetória, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, Alerta de Atenção do Condutor, Programador de Velocidade Semi-adaptativo, Alerta de Colisão Frontal e Travagem Automática de Emergência.
Sensores ultrassónicos nas placas dianteira e traseira do Vivaro-e alertam o condutor para a presença de obstáculos ao estacionar e monitorizam o “ângulo morto” lateral. Dependendo do nível do equipamento, a imagem da câmara traseira de 180 graus é apresentada no touchscreen de 7 polegadas.
Os sistemas Radio Multimedia e Multimedia Navi Pro do Vivaro-e integram um grande touchscreen de 7,0 polegadas. Ambos possuem integração do telefone através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O Multimedia Navi Pro possui também navegação europeia em 3D.
De referir ainda que o próximo VCL Opel elétrico, o Combo-e, vai chegar em 2021, existindo a promessa, por parte do construtor alemão, que, até 2024, a Opel oferecerá uma versão eletrificada de todos os seus modelos de passageiros e de VCL.