Com a mais recente alteração à Convenção Safety of Life at Sea (Convenção SOLAS), a partir do próximo dia 1 de julho todos os contentores para exportação ficam obrigados a ter um peso verificado (VGM – Verified Gross Mass).
Carlos Vasconcelos, Administrador da MSC Portugal, lembra que “tratando-se de uma companhia de referência neste sector e líder de mercado em Portugal, era um imperativo a MSC Portugal estar na primeira linha para a introdução da nova regulamentação. Seja internamente, adaptando procedimentos administrativos, técnicos e promovendo a formação necessária, seja ao nível da sua iniciativa, sensibilizando e contactando Clientes, Autoridades e Parceiros de negócio.”
Este novo procedimento de embarque, introduzido pela Organização Marítima Internacional (IMO – International Maritime Organization) no início de 2015, é uma exigência global para o transporte marítimo internacional e obriga todos os operadores do setor a proceder “aos devidos cuidados preparatórios, adotando as políticas e os procedimentos necessários para a efetiva aplicação da nova medida regulamentar”, segundo a MSC Portugal.
Com as alterações que brevemente entrarão em vigor, o carregador passa a ser responsável por obter e documentar o peso bruto verificado de cada contentor e informar o armador, através do documento de embarque.