O Terminal XXI foi, igualmente em julho, o maior terminal nacional de contentores.
Este resultado permitiu que o crescimento das exportações por contentor se situassem nos primeiros sete meses do ano acima dos 26%.
Nas principais mercadorias exportadas por contentor destacam-se o papel, tabaco, mármore, vidro, vinho, polietileno, cerâmicas e pedra calcária, provenientes das Zonas Sul e Centro de Portugal.
De destacar ainda neste âmbito, o incremento das mercadorias provenientes da Andaluzia e Extremadura Espanholas, principalmente do setor agroalimentar, zonas que fazem parte do hinterland natural do Porto de Sines.
Segundo a empresa, “o crescimento acentuado registado na movimentação de contentores fica também associado ao início do serviço regular que liga Sines ao Brasil desde o passado 1 de julho”.
Acrescentando ainda que “este serviço tem uma dupla função, uma vez que proporciona a movimentação de cargas entre a Europa e aquela região do globo, para além de permitir que Sines funcione como plataforma giratória das mercadorias dos serviços do Extremo Oriente para a América do Sul”.