Os negociadores do Parlamento Europeu e a Presidência Sueca do Conselho da União Europeia chegaram a acordo sobre o plano para aumentar a rede de carregamento elétrico dos veículos. A legislação pretende que existam estações de carregamento para carros a cada 60 quilómetros, para camiões a cada 120 quilómetros e estações de reabastecimento de hidrogénio a cada 200 quilómetros.
Segundo explicado em comunicado, as estações para carros deverão ter pelo menos um output de 400 kW e ser colocadas a cada 60 quilómetros ao longo das principais estradas da rede transeuropeia de transportes. O output deverá aumentar para 600 kW até 2028.
Relativamente aos camiões e autocarros, as estações devem ser instaladas em cada 120 quilómetros em metade das principais estradas europeias até 2028 e com um output a variar entre os 1400kW e os 2800 kW, dependendo da estrada. Será também complementado por duas estações de carregamento para camiões em lugares de estacionamento seguros a partir de 2028. No caso do hidrogénio, o objetivo é até 2031 nas principais estradas da rede transeuropeia de transportes.
Em todos os casos, algumas exceções de implantação vão aplicar-se às regiões ultraperiféricas, ilhas e estradas com tráfego muito escasso.
O acordo vai agora para aprovação das Comissões quer do Parlamento Europeu, como do Conselho da União Europeia e, posteriormente, para a aprovação global por estas entidades.