Transportes

Redexis e a Cepsa querem criar rede global de energia solar em postos de abastecimento

BEI aprova empréstimo de 150 milhões de euros à Cepsa para carregadores elétricos

A Redexis e a Cepsa já começaram a criar, na Europa, a primeira rede global de postos de abastecimento geradores de energia renovável. Em comunicado, as empresas revelam que o plano prevê a conclusão da instalação de painéis fotovoltaicos em toda a rede de postos Cepsa em Portugal e Espanha até 2023. Atualmente, estes painéis já se encontram instalados em 75 postos e as empresas pretendem terminar 2021 com mais de 200 instalações fotovoltaicas executadas.

Para a realização deste projeto, prevê-se a utilização de mais de 40 mil painéis fotovoltaicos de alta tecnologia, com uma capacidade de produção de mais de 32,800 mil MWh por ano, o equivalente ao consumo anual de energia de 11 mil habitações. “A geração dessa energia renovável evitará a emissão anual de 11,5 mil toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de 6 mil árvores”, informam as empresas.

“O objetivo da Cepsa é acelerar a transição energética, tanto nas nossas operações como nas soluções energéticas que oferecemos aos nossos clientes. O facto da nossa rede de postos de abastecimento se converter na primeira rede completa na Europa a gerar energia renovável é um grande passo nessa direção e um sinal claro para os nossos clientes de que a nossa transição está em curso”, destacou o diretor comercial da Cepsa, Pierre-Yves Sachet.

Já a CEO da Redexis, Cristina Ávila, considera que “esta aliança estratégica com a Cepsa ajuda-nos a reforçar o nosso compromisso com as energias renováveis ​​e a transição energética, reduzindo as emissões e promovendo uma atividade limpa e sustentável”.

Os painéis servirão para abastecer os postos da Cepsa durante o dia, e o excedente será canalizado para a rede de distribuição.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever