A cidade espanhola San Cristóbal de La Laguna venceu o Prémio Cidade Acessível 2024 pela sua dedicação em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com deficiência.
Segundo explicado em comunicado, o município deu prioridade à acessibilidade nos espaços urbanos, sistemas de transporte e atividades sociais. Nesse sentido, todos os veículos e estações do sistema de elétrico são totalmente acessíveis e o centro da cidade conta com luzes de tráfego acústicas e pavimento tátil para guiar pessoas com deficiência visual.
Em 2021, San Cristóbal de La Laguna lançou o Orange Point, um espaço móvel com recursos para ajudar a organizar eventos inclusivos e acessíveis. A Orange Point fornece intérpretes de linguagem gestual, sistemas antirruído e pessoal treinado, bem como materiais de fácil leitura.
A cidade conta ainda um Conselho de Deficiência e um provedor para pessoas com deficiência. O Conselho da Deficiência envolve diretamente as pessoas com deficiência na tomada de decisões, enquanto o provedor presta aconselhamento independente à Câmara Municipal, coordenando e promovendo as iniciativas de acessibilidade da cidade.
A cidade de Łódź (Polónia) ficou em segundo lugar com a implementação de orientações abrangentes para garantir normas de acessibilidade para todos os investimentos municipais. Já a cidade de Saint-Quentin (França) conquistou o terceiro lugar.
O condado de South Dublin (Irlanda) foi também distinguido com uma menção honrosa para zonas paisagísticas e de parques infantis, reconhecendo o empenho em áreas de lazer acessíveis.
Portugal já foi destacado com menções honrosas em edições anteriores: a cidade do Porto (2022) e o Funchal (2017).