A Dourogás, empresa nacional especializada em mobilidade a gás, a Bosch Portugal e a TJA -Transportes J. Amaral, anunciaram uma parceria para desenvolver um projeto-piloto que conta colocar em circulação uma viatura movida a biometano, gás 100% renovável, da frota da transportadora.
De acordo com o comunicado de imprensa conjunto, a parceria vai permitir evitar a emissão de cerca 139 toneladas de CO2, numa base anual, reduzindo a 100% as emissões de CO2 equivalente quando comparado com os combustíveis de origem fóssil, considerando uma circulação média mensal superior a 11.000 km.
“O biometano é um combustível de origem renovável e que permite a substituição direta do Gás Natural Veicular (GNV), sem qualquer necessidade de adaptação das viaturas, apresentando-se como uma alternativa com elevada performance ambiental, armazenável, eco sustentável e economicamente rentável”, explica a comunicação.
Para Bernardo Boal, Mobility Manager na Dourogás, “a transição energética no setor da mobilidade, sobretudo, a mobilidade pesada é uma prioridade para a descarbonização da economia e o biometano é a alternativa imediata para a acelerar”.
E continua: “o biometano é a energia do presente e, na Dourogás, continuamos comprometidos, hoje como nos últimos anos, em afirmar cada vez mais esta solução, estabelecendo parcerias com empresas de referência, que nos permitam acelerar a descarbonização da rede de postos da Dourogás”.
Já Luisa Barboza, Project Lead Sustainable Logistics na Bosch afirma que “na logística sustentável, a mobilidade é um dos elementos-chave. Por isso, necessitamos de soluções técnicas, inovadoras, pragmáticas e económicas para aprimorar a sustentabilidade das nossas operações de transporte. Parcerias e projetos-piloto como este são muito benéficos, pois permitem-nos ganhar experiência em tipos alternativos de combustíveis, como o biometano, que mantêm o desempenho, enquanto contribuem significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa”.
“A TJA dá continuidade ao seu esforço por um futuro mais verde, pelo que, em parceria com a Bosch e a Dourogás, continua empenhada em encontrar soluções para uma mobilidade menos poluente dando início a este projeto com biometano”, destacou Fábio Brandão, Diretor Logística e de Transportes.
E acrescenta que o biometano pode “tornar-se numa alternativa efetiva aos combustíveis convencionais, sendo uma solução inteligente para a gestão dos resíduos orgânicos”.
De acordo com o comunicado, atualmente, existem mais de 4.200 pontos de enchimento de GNV na Europa, dos quais quase 20 em Portugal, com capilaridade de norte a sul do país. Estes pontos de abastecimento estão capacitados para o abastecimento de biometano.