Descarbonização

UE: Há dois projetos portugueses selecionados para a produção de hidrogénio renovável

UE: Há dois projetos portugueses selecionados para a produção de hidrogénio renovável iStock

No âmbito do primeiro concurso lançado pelo Banco Europeu de Hidrogénio para a produção de hidrogénio renovável na União Europeia (UE), encontram-se dois projetos portugueses, de entre sete selecionados pela Comissão Europeia (CE).

De acordo com o comunicado de imprensa divulgado pela instituição europeia, o projeto, que mobilizará cerca de 720 milhões de euros, recebeu um total de 132 propostas.

As duas iniciativas portuguesas, da Galp (Petrogal) e da MadoquaPower2X, contam, respetivamente, produzir 216 quilotoneladas e 511 quilotoneladas de hidrogénio ‘verde’ num período de 10 anos.

Segundo a comunicação europeia, o projeto da Galp – Green2Green II – tem uma capacidade de 200 megawatts elétricos (MWe), podendo evitar a libertação de 1.477 quilotoneladas de dióxido de carbono (CO2) em 10 anos, tendo um preço avaliado de 0,39 euros por quilograma.

Relativamente ao projeto da MadoquaPower2X – MP2X – possui uma capacidade de 500 megawatts elétricos (MWe), e a instituição europeia conta que evite a libertação de 3.494 quilotoneladas de CO2 em 10 anos, atingindo um preço de 0,48 euros por quilograma.

Em conjunto e segundo a CE, os projetos vencedores tencionam produzir 1.58 milhões de toneladas de hidrogénio renovável ao longo de dez anos, evitando mais de 10 milhões de toneladas de emissões de CO2.

“Os proponentes vencedores produzirão hidrogénio renovável na Europa e receberão um subsídio para colmatar a diferença de preço entre os seus custos de produção e o preço de mercado do hidrogénio, que é atualmente impulsionado por produtores não renováveis”, refere a comunicação.

As sete iniciativas estão localizadas em quatro países da Europa: Portugal (2), Espanha (3), Finlândia (1) e Noruega (1). O hidrogénio renovável produzido será utilizado em setores como o aço, produtos químicos, transporte marítimo e fertilizantes.

Apesar de os valores para cada projeto não terem sido revelados, a CE adianta que as subvenções variam entre os oito milhões e os 245 milhões de euros.

Os projetos selecionados terão de começar a produzir hidrogénio renovável no prazo máximo de cinco anos após a assinatura da convenção de subvenção, refere o comunicado.

A Comissão refere também que tenciona lançar um segundo concurso do Banco Europeu do Hidrogénio até ao final deste ano.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever